Publicado em 07/12/2022 09h08

GIRO AGRONEGÓCIO

AgroNotícias
Por: Mauricio Picazo Galhardo

 O projeto Conservação da Mata Atlântica através do manejo sustentável das paisagens agroflorestais do cacau foi aprovado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF)

CACAU

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) teve o projeto “Conservação da Mata Atlântica através do manejo sustentável das paisagens agroflorestais do cacau” aprovado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, em inglês). O valor do financiamento na modalidade doação é de US$ 5,3 milhões.

ADIDOS

Os Ministérios da Agricultura, e das Relações Exteriores (MRE) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) realizaram o 4º Encontro dos Adidos Agrícolas Brasileiros. O objetivo do evento é reunir os adidos para discutir temas técnicos relacionados a barreiras ao comércio, acesso a mercados, promoção comercial, sustentabilidade e imagem, ameaças e oportunidades para o agronegócio. 
 
CAR
A política de regularização ambiental dos imóveis rurais foi o tema em debate do 9º Encontro Nacional do Cadastro Ambiental Rural (CAR), em Brasília. Realizado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), o encontro contou com o apoio da Agência de Cooperação Técnica Alemã GIZ, e reúne representantes de órgãos gestores do CAR de 19 estados e do Distrito Federal. O diretor-geral do SFB, Pedro Neto, destacou a importância do encontro para promover a regularização ambiental. 
 
MERCOSUL
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, de um webinar que debateu como as barreiras não tarifárias ameaçam o comércio de produtos do agro brasileiro. O evento também discutiu o impacto para o comércio internacional da diligência devida em discussão na União Europeia. Ainda na ocasião foi apresentado um panorama dos programas ambientais implementados pelos países do Mercosul.
 
SOJA
Considerando dados da soja, foram escoados pelos portos do Arco Norte, no período de janeiro a outubro de 2022, cerca de 37,70% do volume nacional, contra 32,60% no mesmo período do ano anterior. Em seguida, o Porto de Santos movimentou 33,60% da oferta nacional, contra 27,20% no mesmo período do ano passado. Paranaguá seguiu escoando 12,80% das exportações contra 14,20% do exercício anterior, enquanto o porto de Rio Grande embarcou 6,50% contra 14,60% do exercício passado.
 
FINANCIAMENTO
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, do Fórum Agronegócio e Mercado de Capitais, realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA), em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no Rio de Janeiro. No painel “Cadeias de produção agroindustrial e formas de financiamento”, o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, falou da importância social e econômica do agro brasileiro.
 
SECA PROLONGADA
Integrantes do Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Tecnológico da Alimentação e Agricultura do Cone Sul (Procisur) se reuniram, na sede da Representação Brasileira do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). ), em Brasília, para o encontro Impactos da Escassez da Água na Produção Agrícola: uma abordagem regional.
 
ÁGUA
A menos que encontremos maneiras de administrar de forma sustentável os escassos recursos hídricos da Terra, precisaremos de pelo menos um terço a mais de água para produzir a quantidade adicional de alimentos necessária para a crescente população do planeta em meados do século. Esta foi a mensagem transmitida no Diálogo de Roma sobre a Água, realizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre a Água do próximo ano. 
 
ÍNDIOS
Um ano após o restabelecimento da Cúpula das Nações Tribais da Casa Branca, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) está compartilhando suas ações para melhor servir aos governos, cidadãos e organizações tribais e honrar a confiança e o tratado de nossa nação responsabilidade. A administração Biden-Harris e o USDA estão tomando medidas para fortalecer a autodeterminação tribal, promover a equidade e remover barreiras a serviços e programas, além de incorporar perspectivas indígenas. (Com informações de assessorias)
 
* Mauricio Picazo Galhardo é jornalista.
Email: mauricio@agroin.com.br
Publicidade