Líder na industrialização e comercialização de sulfato de cálcio no Sul do Brasil, a empresa catarinense SulGesso é comprometida com boas práticas ambientais, sociais e educativas, transparência na gestão e governança, além de buscar permanentemente uma total integração ao conceito ESG. A sigla, criada em 2002 e que, traduzida para o português, significa Ambiental, Social e Governança, é uma iniciativa ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) e vem ganhando força e relevância em todo o planeta.
Com 45 anos de atuação no mercado – desses, 22 no agronegócio – e sede em Imbituba, no litoral de Santa Catarina, a SulGesso é um case de sucesso de economia circular, um dos modelos de produção propostos pelo modelo ESG. Toda a sua linha de produtos, como o sulfato de cálcio granulado ou os finos de minério de ferro, existe em função dos co-produtos industriais gerados pela Indústria Carboquímica Catarinense (ICC), empresa estatal do ramo carboquímico que foi extinta na década de 1990.
Conforme afirma a Diretora de Marketing da empresa, Isabela Ferreira Rousseau, as preocupações com sustentabilidade estão no DNA da companhia. “Ao identificar esses materiais, processá-los e devolvê-los ao mercado de maneira útil, são aplicados conceitos de economia circular e, além disso, é realizada a extração desses co-produtos da paisagem urbana do município, em um verdadeiro trabalho de limpeza, gerando empregos, riqueza e renda e, ainda, aumentando da produtividade do campo”. No entanto, para que tais produtos pudessem surgir, foram necessárias amplas pesquisas relacionadas também a outros conceitos, como negócios verdes, berço-a-berço, agricultura organomineral, sustentabilidade agrícola, segurança alimentar, entre outros.
Na prática, a empresa é totalmente comprometida com os padrões ESG, na atuação de forma socialmente responsável, ambientalmente correta e no aprimoramento da própria gestão. “Acreditamos que, para ter um futuro próspero, todas essas ações e cuidados devem começar desde cedo”, resume Isabela. Atualmente, a SulGesso é uma holding com unidades de negócio na divisão agro (MaxiSolo), divisão de commodities (MDFértil), ramo imobiliário (Park Lage) e está iniciando operações em uma nova área de atuação, no segmento de operações portuárias. Atualmente conta com uma equipe de 140 colaboradores e, recentemente, foi reconhecida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), com o Prêmio de Inovação de Impacto Socioambiental.
MEIO AMBIENTE - Na SulGesso, preservar o meio ambiente e estimular boas práticas vai além dos limites e negócios da companhia. Parte de suas ações está relacionada ao Butia catarinensis, conhecido popularmente como butiá-da-praia, uma planta nativa do Sul do Brasil que integra a paisagem e a cultura de Santa Catarina, desde o litoral centro-sul do estado até Torres, no Rio Grande do Sul. A espécie é endêmica da restinga, mas está ameaçada de extinção. Em 2016, foram realizados os primeiros transplantes de butiá nas áreas da empresa e, desde então, uma série de ações de preservação vem sendo realizada, entre elas a destinação de uma área de 25 hectares para a criação da primeira área de conservação de Butia catarinensis.
O Parque dos Butiás, como é chamado, conta com mais de mil pés de butiás transplantados e outros milhares nascidos na própria área, que é exclusiva para a preservação da espécie. Além disso, outras 1.000 mudas, que eram muito pequenas na época do transplante, passaram a ser cuidadosamente tratadas em um viveiro que foi construído no Centro de Gestão Ambiental da SulGesso. No local, o monitoramento é diário e há um controle rigoroso de irrigação, adubação e incidência de pragas e doenças. Com o passar do tempo, as técnicas de transplante foram sendo aperfeiçoadas e hoje o viveiro abriga mais de 2.000 mudas.
Outra importante conquista foi alcançada com o auxílio de uma moderna câmara de germinação, que tornou possível a quebra da dormência de sementes do Butia catarinensis. “Os pesquisadores conseguiram ‘antecipar’ para 28 dias a germinação dessa semente, que na natureza leva até 2 anos para acontecer. Isso aumenta o potencial de conservação da espécie”, revela Isabela. Os investimentos, desde 2016, somam 500 mil reais e um novo viveiro está em construção.
RESPONSABILIDADE COM O SOCIAL - Além dos limites da sede da empresa, os projetos sociais da SulGesso cruzam os caminhos da população da região de Imbituba, no litoral catarinense, com propostas de ações saudáveis, como as voltadas à educação ambiental. As atividades socioeducativas e socioambientais já fazem parte da realidade de diversos bairros, mas para materializar e manter vivo todo o trabalho social realizado ao longo da trajetória da empresa, foi criado um projeto com raízes no município. O Projeto Imbé tem o intuito de levar educação ambiental para os alunos e a comunidade de Imbituba, através de ações práticas e didáticas, como aulas de educação ambiental, visitas ao viveiro de plantas nativas e construção de hortas comunitárias.
Mais de 2 mil crianças de escolas do município já foram impactadas pelas ações. “É mais uma forma de colaborar com a sociedade e em breve o projeto deve se tornar um instituto voltado especificamente para questões sociais; ter um instituto é um dos sonhos do fundador da empresa, forma através da qual poderemos regulamentar todos os nossos esforços de filantropia”, pondera a Diretora de Marketing da SulGesso. O Projeto Imbé foi reconhecido, em 2021, pela ADVB/SC, que conferiu à SulGesso o Prêmio Empresa Cidadã. Este ano, a SulGesso foi premiada pela segunda vez consecutiva no Prêmio ESG ADVB/SC 2022, na categoria ambiental, com o case “Butia catarinensis – cuidando e germinando este belo patrimônio”.
Destaque também para a Ação Praia Limpa, iniciativa que, desde 2011, mobiliza a comunidade para recolher o lixo deixado nas praias de Imbituba e conta com a participação de colaboradores da SulGesso, gerando um impacto positivo na cidade litorânea. Alunos de escolas de surfe também costumam estar presentes nos mutirões.
Ao longo de seus 45 anos de atuação no mercado, a SulGesso tem, como regra, a adoção de práticas de GOVERNANÇA corporativa nos seus processos de gestão e organização, com foco no bom desempenho. Entre elas, a implantação de todas as normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), auditorias externas na contabilidade da empresa e todos os contratos seguem a Lei Anticorrupção, também chamada de Lei da Empresa Limpa. É a governança que também conecta as partes interessadas, como colaboradores, fornecedores e acionistas da empresa. De natureza familiar e fundada por Manoel Duarte Ferreira, a empresa conta com um comitê gestor frente aos negócios. A segunda geração da família, capacitada e profissionalizada, integra a administração. “Ter governança corporativa e familiar é entregar transparência para a sociedade e garantir a longevidade dos negócios”, sintetiza Isabela Ferreira Rousseau.