O plantio de soja 2022/23 no Rio Grande do Sul atinge 73% da área projetada de 6.568.607 hectares, informou a Emater. A produtividade estimada é de 3.131 quilos por hectare. No caso do milho, 84% da área de 831.786 hectares está semeada e a produtividade estimada é de 7.337 kg/ha. Sobre a soja, a Emater disse que nas regiões onde o volume de chuvas foi superior a 10 mm, foi possível realizar a semeadura com umidade adequada; nas demais, os produtores realizaram o plantio de maneira mais comedida, à espera da chuva.
Os trabalhos com milho também evoluíram pouco na semana, com foco dos produtores na soja. "As condições de tempo, inicialmente com precipitações, depois com dias ensolarados e temperaturas altas, aceleraram o crescimento das lavouras. No entanto, com a insuficiência nos volumes precipitados em algumas regiões, já há indícios de estresse térmico e hídrico, mas ainda sem causar grandes impactos no potencial produtivo da cultura", disse a Emater.
As lavouras de arroz estão 98% semeadas no Rio Grande do Sul. A área estimada pelo Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) é de 862.498 hectares. A produtividade projetada é de 8.226 kg/ha.