O 29° Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL abriu um espaço em sua programação para reverenciar o talento dos jornalistas que levam informação de qualidade sobre a tecnologia da mobilidade com a cerimônia de premiação do 16º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo - Mercedes-Benz. Promovido no Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, o evento reconheceu e premiou 17 jornalistas em três categorias.
Foram inscritas reportagens publicadas nas mídias impressas, eletrônicas e vídeo sobre temas relativos à tecnologia da mobilidade em pelo menos um dos modais – rodoviário, aéreo, ferroviário, aquaviário, humana e urbana, em áreas como agronegócio, energia (combustão, elétrico e hidrogênio), sistemas autônomos, ESG, conectividade, digitalização, pesquisa e desenvolvimento da inovação (P&DI) e manufatura avançada.
O primeiro lugar em cada categoria recebeu um prêmio em dinheiro no valor de R$ 3.000,00. Duas matérias de cada categoria receberam Menção Honrosa no valor de R$ 1.000,00 cada, totalizando R$ 15.000,00 em prêmios. Além disso, em cada categoria, duas reportagens foram eleitas como destaques.
Presente na cerimônia, o presidente do Conselho da SAE BRASIL, Camilo Adas, afirma que o Prêmio evolui junto com a indústria e a sociedade. “Neste ano, voltamos à realização presencial do evento e isso nos reforçou a força e a importância de reunir jornalistas e discutir o que há de mais contemporâneo em transição energética, tecnologia e transformação digital. É uma oportunidade de novos jornalistas conhecerem e conviverem com profissionais mais experientes, criando um mix de conhecimentos que promove o crescimento da atividade jornalística”, ressalta Adas.
O diretor de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil, Luiz Carlos Moraes salienta a importância do trabalho dos jornalistas para explicar as transformações do setor ao público. “É muito importante a imprensa entender e transmitir essas novas informações para o leitor, a comunidade científica e as indústrias. Ficamos muito felizes em valorizar esse trabalho e fazer parte desse processo”.
Representando a comissão julgadora do concurso, o jornalista André Paixão destacou a presença de novas formas de mobilidade em pauta na imprensa. “Foram mais de 100 matérias nas três categorias. Eu sou muito focado no setor automotivo como produto e foi muito interessante ver conteúdos sobre mobilidade de forma geral, em outros modais. Considero de grande importância para a nossa sociedade, que é muito baseada e feita para os veículos. Vemos aqui que a imprensa está de olho também em outras formas de mobilidade e acredito que elas são o futuro do nosso País”, avalia o jornalista.
Com a reportagem “Fle x Fuel - Quando a gasolina salvou o etanol”, publicada na revista AutoData, o jornalista Pedro Kutney conquistou o primeiro lugar na categoria mídia impressa. “Para mim é sempre um prazer renovado porque eu estou sendo julgado por jornalistas da mesma área que eu e por pessoas que me acompanham há muito tempo, como as pessoas da SAE BRASIL, que, além de lerem minhas matérias, também são minhas fontes”. Ele acrescenta: “A matéria em si foi uma coisa muito interessante. A revista AutoData me chamou, pois eu acompanhei a história do Sistema Flex no Brasil. A ideia do título veio porque, em 2006, quando lançaram os carros Flex, o etanol estava em baixa e ninguém queria comprar carro a etanol. Ou seja, com a possibilidade de o consumidor utilizar tanto ele quanto a gasolina, o etanol ressurgiu”.
As duas menções honrosas em mídia impressa foram para o trio de jornalistas formado por Ricardo Lacerda, Leonardo Pujol e Bruno Garattoni, da Superinteressante, com a reportagem “A hora e a vez do carro elétrico”, e para Carlos Teixeira, do CNT Transporte Atual, com a matéria “A reinvenção de um profissional”.
Os dois destaques da categoria foram para os jornalistas Vilhena Soares, do Correio Braziliense, com a reportagem “Voos Inteligentes, e para Henrique Rodriguez, da Revista Quatro Rodas, com a matéria “Se meu Fusca roncasse...”.
Na categoria mídia eletrônica, a vencedora foi a jornalista Cleide Silva, do portal Estadão, com a reportagem “Reciclagem de carros ganha nova roupagem com startups”. Destaque em outras edições, Cleide comemorou o seu primeiro lugar na premiação.
“Agradeço muito pelo reconhecimento. Sempre buscamos ganchos novos para falar do que ocorre no setor. Vemos pelo País pátios lotados de carros velhos e muitos não sabem que existem startups de alta tecnologia que desenvolvem o trabalho de reciclagem, um pilar muito importante para a descarbonização. Daqui para a frente, esse movimento só tende a aumentar”.
Uma das menções honrosas foi para Rafaela Borges, do portal UOL, pela matéria “Etanol x Elétrico - carros na tomada levantam debate ambiental”. A outra foi para Luciana Dyniewicz, com a matéria “Setor de transporte busca tecnologias além do motor elétrico para zerar emissões”, publicada no portal Estadão.
Os destaques da categoria foram Marcos Rozen, do portal Use Elétrico, com a reportagem “Viajamos 5 mil km de carro elétrico por Brasil, Uruguai e Argentina”, e para Marlos Ney Vidal, do portal Auto Segredos, com a matéria “Uno Ciao marca o fim da linha do clássico da Fiat”.
O primeiro na categoria vídeo foi para Paulo Campo Grande, da Quatro Rodas, pela reportagem “Motorhome 4x4: você pode morar em qualquer lugar por 20 dias com esse Unimog”. O jornalista que já foi vencedor na sétima edição do prêmio, na categoria impresso, falou sobre como foi esse trabalho desenvolvido para a reportagem.
“Somos muito inquietos nas nossas pautas. Sempre tentamos ter uma visão ampla da mobilidade, os diferentes produtos e modais. As particularidades do Unimog e a experiência de testamos o motorhome nos animaram a produzir essa matéria. Este fator, inclusive, foi um diferencial, pois nos permitiu captar mais detalhes e informações para a composição do roteiro A vitória na categoria vídeo foi uma superação de toda a equipe, principalmente para mim, que atuo na área há mais de 30 anos e ainda estou aprendendo sobre esse formato para conteúdo desse setor”.
As menções honrosas em vídeo foram para Rodrigo Ribeiro, do canal Autoesporte, pela matéria: “Mercedes-Benz mais luxuoso do Brasil custa R$ 1 milhão e 'pula' para sair de atoleiros”, e para Renan Bandeira, da Karvi Carros, pelo vídeo “Carro elétrico é mais econômico que 1.0? Avaliação PEUGEOT e-208 GT”.
Os destaques foram para Sara Kirchhof, do Canal Rural, pela reportagem com a matéria “A engenharia que move a produção de biocombustíveis”, e André Schaun, do canal Autoesporte, com a reportagem “O maior trator da Massey Ferguson no mundo tem muito em comum com seu carro!”.
A 16ª edição do Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo – Mercedes-Benz do Brasil tem o patrocínio da Mercedes-Benz do Brasil e da RGLog – A identidade da logística. O prêmio foi criado em 2007 como um incentivo à cobertura jornalística em âmbito nacional sobre tecnologias aplicadas à mobilidade. Ao longo desses anos foram inscritas milhares de reportagens produzidas no Brasil, que são um importante registro de toda a evolução pela qual passa o setor. O histórico de vencedores pode ser consultado em https://saebrasil.org.br/premios/historico-de-vencedores/