Um novo levantamento realizado pela consultoria DATAGRO estima que, até dia 11 deste mês, o plantio da soja no Brasil chegou a 72,7% da área projetada para a safra 2022/23, avanço semanal de 12,8 pontos percentuais, acima dos 9,9 p.p. observados no mesmo período do ano passado e da média dos últimos cinco anos de 11,7 p.p.
No entanto, o fluxo de plantio da soja este ano segue aquém dos 81,9% da mesma época de 2021, porém, acima dos 67,3% da média plurianual da consultoria. Um destaque levantado hoje pela consultoria é o estado do Mato Grosso, maior produtor nacional da oleaginosa, cuja semeadura atingiu 98,4%. Nesse caso, pode-se citar o clima favorável para o andamento do plantio, que facilita o trabalho dos agricultores. “O bom andamento aconteceu pela manutenção de clima predominantemente favorável, com chuvas combinadas a período de sol”, comenta Flávio Roberto de França Junior, economista e líder de pesquisa da DATAGRO Grãos.
No caso do milho, a consultoria cita que o plantio de verão no Centro-Sul do Brasil também foi bastante acelerado na semana encerrada em 11 de novembro. Além disso, a análise da DATAGRO mostra também que os trabalhos alcançaram 81,5% da área estimada para a região, avanço semanal de 13,2 p.p., bem superior aos 2,1 p.p. do ano passado e dos 8,0 p.p. da média de cinco anos. Destaque para o Paraná, onde a semeadura atingiu 99,0%. A despeito do bom ritmo, continua muito abaixo dos 94,1% de 2021, mas acima dos 80,7% da média normal. “O quadro geral da safra também segue favorável”, diz o economista França Junior.