Publicado em 09/11/2022 14h36

17% dos brasileiros deixaram de comprar carne bovina

Pesquisa foi realizada com 1740 brasileiros.
Por: Agrolink

Após a pandemia, a inflação voltou de vez a assombrar os brasileiros. Mesmo com índices menores em 2022, o impacto continua e o que vemos são carrinhos que continuam mais vazios, com produtos de menor qualidade e consumidores fazendo malabares para poder fazer as compras do mês.

Uma pesquisa realizada pela HelloSafe Brasil com 1740 brasileiros de todas as regiões do país, entre os dias 01 de setembro e 31 de outubro de 2022, mostrou os itens que os brasileiros deixaram de comprar e quanto estão gastando a mais em 2022.

-37,9% responderam gastar mais de R$ 200 por mês nas compras de 2022 em comparação com 2021

-45,4% passaram a comprar produtos alternativos de menor qualidade

-Mesmo sem ter tido um aumento expressivo, brasileiro ainda acredita que a vilã das compras é a carne vermelha

-Até setembro de 2022, a inflação acumulada para alimentos e bebidas é de 9,54%

57,6% acredita que a carne foi o item que mais encareceu o carrinho de compras do brasileiro em 2022

Embora o preço da maioria dos alimentos tenha subido, nós perguntamos aos entrevistados qual item mais encareceu no ponto de vista deles nos últimos doze meses. A carne bovina foi a campeã com 57,64%. Apesar disso, segundo dados do IPCA, nos últimos dozes meses, a inflação das carnes (excluindo frango e peixe) foi de 1,22%. Na classificação por subtipo, as carnes que tiveram um maior aumento foram o cupim (13,51%) e a picanha (7,12% ).

O resultado sobre a percepção dos consumidores mostra um reflexo da inflação de 2021, quando o aumento das carnes bovinas foi de 9,98% em um ano.

Ainda de acordo com os dados divulgados pela pesquisa da HelloSafe Brasil, a solução para driblar os aumentos foi comprar produtos com qualidade inferior.

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