Publicado em 03/11/2022 18h34

Banana transgênica cobre 100% da dose diária de vitamina A

Os cientistas afirmam que as bananas estão dando bons resultados.
Por: Leonardo Gottems

Cientistas dos Laboratórios Nacionais de Pesquisa Agrícola de Uganda (NARL) relatam ter desenvolvido bananas ricas em vitamina A e ferro. A pesquisa está sendo realizada nas instalações do Instituto Zonal de Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola de Mbarara (MbZARDI), o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola Zonal de Bulindi (BuZARDI), o NaRL e o Instituto Zonal de Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola de Buginyanya (BugiZARDI ).

Os cientistas afirmam que as bananas estão dando bons resultados, plantas que começaram a cultivar e melhorar em 2010 para lidar com a falta de nutrientes nos alimentos. De acordo com o diretor do centro de testes, Isaac Magumba, as áreas mais afetadas são Sheema, Mitoma, Rubirizi, Buhweju e Bushenyi, entre outras.  

Ele acrescentou que os cientistas acharam melhor incorporar a vitamina A em alimentos que as comunidades afetadas possam cultivar e consumir diretamente, em vez de incentivar mulheres grávidas e mães a comprar vitamina A e comprimidos de ferro. Ele afirmou que sua pesquisa mostrou resultados promissores, pois a variedade de banana GM tem 100% de vitamina A. A variedade enriquecida tem uma cor mais dourada que as bananas normais. Ele acrescentou que eles estão realizando testes em vários locais.

A equipe acessou genes de beta-caroteno de bananas não comestíveis obtidas em Papua Nova Guiné, no sudeste da Ásia. Eles foram isolados e geneticamente modificados em duas cultivares locais, Nakitembe e M9, comumente conhecidas como Kiwangazi, usadas principalmente para a produção de suco.