Publicado em 13/10/2022 11h52

Descoberta no milheto pode aumentar produção de cultivos

A pesquisa foi baseada em dados de variação genética de 827 genomas de milheto.
Por: Leonardo Gottems

O milheto rabo-de-raposa, Setaria italica , é uma das culturas mais antigas e resistentes do mundo. Comparado ao arroz e ao trigo, o milheto tem excelente resiliência climática e requer menos fertilizantes, pesticidas e irrigação do que os cereais convencionais. Além disso, os alimentos à base de milheto são nutricionalmente superiores a outras culturas de cereais. Com essas propriedades, esta cultura está pronta para desempenhar um papel importante para fortalecer a segurança alimentar para a crescente população mundial.

A BGI, em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, descobriu uma rede de interação genótipo-microbiota da planta de milheto que contribui para a plasticidade do fenótipo. Este estudo foi publicado em 7 de outubro de 2022 na Nature Communications .

Estudos anteriores revelaram loci-chave para épocas de floração precoce e tardia e resistência à explosão no milheto, mas os loci associados ao crescimento ou rendimento da planta ainda não são conhecidos. Esta pesquisa revelou a associação entre o genótipo do milheto, microbioma radicular e características agronômicas por meio de análise de associação e propôs efeitos microbianos dependentes do genótipo pela primeira vez. Isso fornece uma análise aprofundada dos fatores genéticos e ambientais que afetam o crescimento e o rendimento da cultura do milheto.

A pesquisa foi baseada em dados de variação genética de 827 genomas de milheto rabo de raposa de diferentes variedades, dados de microbiota de rizoplano (superfície radicular externa) e 12 dados fenotípicos de crescimento e rendimento de cada milheto. Este estudo integra estudos de associação de todo o genoma (GWAS), estudos de associação de todo o microbioma (MWAS) e métodos de estudos de associação de todo o genoma do microbioma (mGWAS) para revelar associações entre genótipos, fenótipos agronômicos e microbiota de rizoplano em milheto.