Publicado em 04/10/2022 18h54

Em que os OGMs podem ajudar?

“É importante ressaltar que há uma diferença entre modificação genética e edição de genes".
Por: Leonardo Gottems

Há políticos europeus manifestando apoio ao uso de técnicas de modificação genética na agricultura, segundo Christopher Gannatti, chefe global de pesquisa da CFA. Os legisladores italianos são um desses exemplos, e o catalisador é que as recentes ondas de calor e a seca estão levando à demanda por culturas mais resistentes.  

Se a modificação genética é um caminho para fornecer esse tipo de mitigação, é possível que receba toda a devida consideração. O rio mais longo da Itália registrou seus níveis mais baixos nos últimos 70 anos durante a temporada de verão de 2022.

Uma certa variedade de milho resistente a insetos é a única cultura geneticamente modificada cultivada na União Europeia, com base nas atuais regras altamente restritivas. Isso contrasta fortemente com a abordagem adotada nos Estados Unidos, onde cerca de 90% dos campos de soja e milho são geneticamente modificados.3 A Figura 2 ilustra a progressão de algumas culturas diferentes nos EUA 4

A soja tolerante a herbicidas teve o crescimento mais rápido em termos de adoção, seguida pelo algodão tolerante a herbicidas. O milho tolerante a herbicidas teve um aumento mais lento, mas depois uma aceleração posterior para aproximadamente o mesmo nível final em 2020. Algodão resistente a insetos e milho resistente a insetos também tiveram uma aceitação significativa. Até o momento, a soja resistente a insetos ainda não estava disponível comercialmente.

“É importante ressaltar que há uma diferença entre modificação genética e edição de genes. Modificação Genética: O material genético de outro organismo é inserido no DNA de uma planta. Normalmente, isso torna a planta resistente a insetos ou herbicidas. Edição de genes: Esta é uma técnica mais recente e envolve editar ou ajustar o genoma do organismo, não trazendo material de um organismo diferente”, conclui.