Publicado em 27/02/2015 09h54

Secretária da SRI reúne-se com embaixador do Sudão

Estreitar as relações entre o Brasil e o Sudão. Este foi o principal objetivo da reunião realizada nesta quinta-feira (26) pela secretária de Relações Internacionais, Tatiana Palermo, e o embaixador do Sudão, Abd Elghani Awad Elkarim. A secretária recebeu o embaixador na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para discutir questões como retomada das exportações brasileiras de produtos agropecuários, que sofreram uma queda considerável nos últimos dois anos, e avaliar as propostas do Governo sudanês de cooperação técnica e de investimentos.
Por: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Desde 2010, ano em que as exportações para o Sudão chegaram a um ápice, os números vêm declinando, especialmente para produtos como a carne de frango, ovos e o açúcar. Para se ter uma ideia, naquele ano, foram exportados US$ 80 milhões em produtos agropecuários. Em 2014, foram menos de US$ 4 milhões.

Tatiana garantiu que providências serão tomadas para retomar as exportações para o país. Entre elas, um esforço será dado à intensificação de negociações de certificados sanitários, a fim de agilizar a liberação de novos estabelecimentos exportadores. Além disso, serão promovidas reuniões com o setor privado para verificar o interesse das empresas em exportar para Sudão. “Também queremos facilitar o comércio direto entre o Brasil e o Sudão, evitando intermediários e possibilitando um maior acesso aos produtos, como o açúcar”, afirmou a secretária.

Este foi apenas o primeiro encontro para negociações entre os dois países. Em breve, o ministro da Agricultura e Irrigação do Sudão, Mudathir Abdulghani Hassan deve visitar o Brasil para iniciar o diálogo com o Mapa.