Publicado em 30/09/2022 09h45

Ferramenta detecta nematoide por imagem de satélite

Agricultores brasileiros perdem até 30% de sua produção em áreas altamente infestadas.
Por: Leonardo Gottems

Um sistema que detecta infestações de nematoides por meio da análise de fotografias tiradas de satélites. Essa é a novidade anunciada pela Syngenta Crop Protection, e que será primeiro comercializada como serviço para produtores de soja no Brasil. 

Os fitonematoides causam perdas estimadas na produção de soja em mais de US$ 5,4 bilhões por ano, afirma a Syngenta. De acordo com a multinacional agroquímica, os agricultores brasileiros perdem até 30% de sua produção em áreas altamente infestadas. No mundo todo, esses parasitas microscópicos de solo são responsáveis por perdas de até US$ 150 bilhões a cada ano.

A nova ferramenta digital utiliza um algoritmo (patenteado) para analisar imagens de campos obtidas por satélites, permitindo identificar áreas de alta infestação de fitonematoides nas plantações e estimar perdas potenciais causadas por esses parasitas microscópicos. “Usando a ferramenta, os agricultores podem ajustar suas práticas de manejo no campo, ajudando-os a evitar perdas de produtividade, bem como a otimizar o uso de insumos, aumentando a sustentabilidade em suas fazendas”, afirma a Syngenta.

“Nematoides que devastam culturas são uma grande ameaça aos agricultores e à segurança alimentar, e a Syngenta está usando soluções digitais de ponta para ajudar a combater essas pragas. Estamos entusiasmados com o lançamento deste produto no Brasil, e há um grande potencial para aumentar a escala desta solução, levando-a para outros países e cultivos, transformando a tomada de decisão dos agricultores”, disse Jeff Rowe, presidente global da Syngenta Proteção de Cultivos.

A inovação é resultado de uma colaboração de vários anos com a startup suíça Gamaya, um spin-off do Instituto Federal de Tecnologia de Lausanne. A Syngenta integrará esta solução avançada dentro de sua própria plataforma de tecnologia digital, Cropwise.

Yury Vasilkov, CEO, Gamaya, afirma que esse desafio é “tecnologicamente complexo e também uma demanda do mercado por uma solução inovadora e escalável. Tínhamos que construir uma solução precisa e escalável e, ao mesmo tempo, encontrar uma forma de definir especificamente os danos causados por nematoides fitoparasitas, entre muitos outros estresses que as culturas podem sofrer no campo. Estamos muito orgulhosos de que esses vários anos de esforços de P&D resultaram na construção da primeira solução escalável e exclusiva que estará disponível como parte da oferta digital da Syngenta e fornecerá grande ajuda junto com outras tecnologias da Syngenta aos produtores de soja”.

Publicidade