Publicado em 22/09/2022 14h00

Luz pode alterar crescimento de fungos

Os cientistas sabem há muito tempo que plantas, animais e muitos fungos podem sentir e responder à luz.
Por: Leonardo Gottems

Pesquisas básicas mostram que diferentes comprimentos de onda podem alterar a patogenicidade da mancha do trigo. Cientistas do Serviço de Pesquisa Agrícola do USDA (ARS) lançaram luz sobre um fungo que causa uma das piores doenças do trigo do mundo. Eles descobriram que os fungos podem sentir a luz e alterar a expressão de seus genes com base na cor da luz.

“A mancha de Septoria tritici é uma das principais doenças do trigo, causando milhões de dólares em perdas de safra em todo o mundo a cada ano”, disse  Stephen Goodwin  , patologista de plantas da  unidade de Pesquisa de Produção e Controle de Pragas mantida  pela ARS em West Lafayette, IN. "Uma melhor compreensão da biologia básica do fungo que causa esta doença pode levar a melhores métodos para reduzir as perdas no futuro".

Os cientistas sabem há muito tempo que plantas, animais e muitos fungos podem sentir e responder à luz, mas quase nada se sabe se o fungo que causa a mancha de septoria tritici tem essa capacidade. Para testar se esse fungo (  Zymoseptoria tritici  ) pode detectar e responder a diferentes comprimentos de onda de luz, a equipe de Goodwin cultivou culturas sob luzes brancas, azuis e vermelhas e as comparou com culturas de controle cultivadas no escuro.

Os resultados dos testes mostraram grandes diferenças na expressão gênica entre os tratamentos, mostrando que o fungo pode sentir e apresentar respostas diferentes dependendo do comprimento de onda da luz. "Alguns dos genes com respostas fortes são conhecidos por serem importantes para a patogenicidade do trigo, indicando que a luz pode ser importante para o processo de infecção", disse Goodwin.