Publicado em 24/02/2015 16h10

Governo trava exportações de milho da Argentina

Num momento considerado favorável à comercialização de milho, os produtores argentinos reclamam que o governo trava as exportações, como tradicionalmente ocorre com o trigo. Entraves burocráticos adiam os embarques de volume avaliado em 5 milhões de toneladas, armazenados, e interferem na comercialização.
Por: Gazeta do Povo

bela

Os produtores buscam autorização para se desfazerem do milho da temporada passada às vésperas da colheita de uma nova safra, que deve render 23 milhões de toneladas – 13,5 milhões para exportação. Tanto a previsão de colheita assumida pelo mercado quanto a estimativa do volume de embarque estão 3 milhões de toneladas abaixo dos números de 2013/14.

Os analistas de mercado afirmam que o governo perde a oportunidade de garantir reservas em dólar com o entrave à exportação. Segundo Dante Romano, o volume prestes a ser exportado poderia render US$ 2 bilhões. Por outro lado, o Ministério da Agricultura informa que o país já comprometeu 5 milhões de toneladas da nova safra – 3,3 milhões ainda sem preços afixados, admite.

Queda

59% da colheita 2014/15 de milho da Argentina devem ser exportados, contra índice de 63,5% aferido à temporada passada. O porcentual tende a cair mesmo com redução de 3 milhões de toneladas na produção.