Publicado em 08/08/2022 08h17

Alta prolificidade e eficiência alimentar da TN70 entrega resultados positivos aos suinocultores

Entre outras características, as matrizes da Topigs Norvin destacam-se pela facilidade de manejo e capacidade de desmamar mais de 38 leitões anualmente
Por: Assessoria de Imprensa

A habilidade materna e a capacidade de desmamar leitões mais pesados e uniformes tem sido um trabalho constante no melhoramento genético. A busca é pela junção da alta prolificidade com uma alta eficiência alimentar. Outro ponto de desenvolvimento é a capacidade de amamentar todos seus leitões devido ao elevado número de tetos das matrizes além da excelente qualidade do aparelho mamário.

A TN70 tem tetos suficientes para amamentar todos os seus leitões

Estes tem sido alguns diferenciais apresentados pela TN70, da Topigs Norsvin. Outro ponto positivo desta matriz é a facilidade de manejo,  a diminuição da necessidade de mães de leite no plantel, trazendo bem-estar aos leitões e menos trabalho para o suinocultor.

De acordo com a Gerente de Genética para América Latina da Topigs Norsvin, Mariana Piatto Berton, devido à excelente eficiência alimentar de sua progênie, a TN70 também contribui para a redução de custos de produção e a melhoria da sustentabilidade da atividade. “As fêmeas TN70 tem o comprovado potencial genético para desmamar mais de 38 leitões por ano, sendo todos leitões mais pesados, mais uniformes e mais eficientes. Isso resulta em maior produtividade, eficiência do sistema como um todo e maior rentabilidade para o suinocultor”, ressalta.

Ela aponta que outra grande vantagem para o suinocultor é a robustez da TN70, o que acarreta menores gastos com medicamentos e maior longevidade da matriz no plantel. “As taxas de mortalidade de matrizes Topigs Norsvin são muito abaixo das médias nacionais e essa robustez faz com que essa linhagem não sofra com altas taxas de prolapso, como tem se observado no mercado em outras linhagens. E por fim, com a TN70, o suinocultor terá uma fêmea dócil, trazendo facilidade no manejo das matrizes”, afirma.

A importância da habilidade materna da matriz

A habilidade materna é a capacidade do animal em cuidar da própria cria. Segundo Mariana Piatto Berton, a TN70 é capaz de amamentar e cuidar de seus leitões para que o suinocultor obtenha um grande número leitões fortes e vigorosos ao desmame. “Essa matriz apresenta um grande número de tetos e uma elevada produção de leite que permite o desmame de leitões pesados e uniformes. Além disso, a TN70 é uma fêmea muito cuidadosa com sua prole, o que reduz a mortalidade na maternidade por esmagamento, por exemplo”, detalha.

As TN70 são matrizes de temperamento calmo e de fácil manejo, adaptando-se bem em sistemas de gestação em baias coletivas, caminho atual na criação de suínos de acordo com as normativas de bem-estar animal como a instrução normativa 113. “Como mencionado anteriormente, outro fator que acarreta maior bem-estar animal é o fato da TN70 ter tetos suficientes para amamentar todos os seus leitões e com isso não se faz necessário um intenso manejo de leitegada e adoção de mães de leite, evitando esse estresse aos leitões. Sua robustez faz com que a taxa de mortalidade de fêmeas seja baixa”, ressalta.

Impacto em sustentabilidade

O aumento da eficiência alimentar significa uma redução na quantidade de ração para ganhar 1 quilo de peso vivo. E é exatamente isso que a TN70 transmite para sua progênie, como explica Mariana. “Os filhos da TN70 estão em constante evolução e se tornam ainda mais eficientes a cada geração, necessitando de menos ração para ganhar a mesma quantidade de peso durante todas as fases de produção. Isso também significa que esses animais estão aproveitando melhor todos os nutrientes disponíveis na ração, incluindo cálcio e fósforo que, quando não tratados devidamente, podem causar impactos ambientais negativos. Essa melhor utilização de todos os nutrientes impacta diretamente na sustentabilidade da atividade”, finaliza.

Sobre a Topigs Norsvin

A empresa de genética suína Topigs Norsvin é reconhecida por sua abordagem inovadora na implementação de novas tecnologias e pelo seu foco contínuo na produção de suínos com a melhor relação custo-benefício possível.

Com uma produção de 11 milhões de doses sêmen/ano, a melhoria contínua e fortalecimento dos produtos permitem que os clientes da Topigs Norsvin obtenham um valor agregado significativo em sua produção. O melhoramento genético da Topigs Norsvin baseia-se em dois pilares fundamentais: sustentabilidade e eficiência, que se traduzem em um programa de genética balanceado e eficiência total na alimentação.

Pesquisa, inovação e disseminação de melhorias genéticas são os pilares da empresa, que investe 22,5 milhões de euros em P&D ao ano.

Mais informações: www.topigsnorsvin.com.br