Publicado em 03/08/2022 09h13

Tensões entre China e EUA se estabilizam

A China suspendeu as importações de milhares de produtos alimentícios de Taiwan.
Por: Leonardo Gottems

As tensões entre os EUA e a China ficaram estáveis depois que a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, se tornou a mais importante política dos EUA a visitar Taiwan em 25 anos, informa o agriculture.com. Taiwan é um estado independente, mas a China acredita que seja uma província separatista.

Pelosi se encontrou com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, uma medida que foi recebida com raiva da China, cuja resposta foi mais comedida do que alguns esperavam. A NAB Markets Research, uma empresa australiana, disse em nota aos clientes que a visita de Pelosi "parecia prosseguir sem muita angústia política".

A China suspendeu as importações de milhares de produtos alimentícios de Taiwan. Embora o número exato de produtos proibidos não seja conhecido, eles incluem óleos comestíveis, frutos do mar e certas frutas cítricas, de acordo com vários relatos da mídia. Havia preocupação entre comerciantes e investidores de que a China retaliaria contra os EUA suspendendo ou restringindo as compras de importantes produtos agrícolas, incluindo soja. Até agora, não há indicação de que Pequim tomará tais ações.

A China fez uma forte demonstração militar, mas sua resposta não foi "desequilibrada", disse a NAB. "A China enviou caças sobre o Estreito de Taiwan e a Agência de Notícias Xinhua informou que a China realizará exercícios de tiro real no espaço aéreo e nas águas marítimas ao redor de Taiwan por quatro dias a partir do meio-dia de quinta-feira", disseram os analistas. Por causa da resposta medida, os preços do ouro foram mais baixos e o dólar pouco mudou, pois os investidores adotaram uma abordagem mais arriscada na sessão da noite.