Publicado em 24/02/2015 14h28

Couves-flores híbridas podem garantir segurança no plantio e alto rendimento de floretes

A couve-flor é uma hortaliça do tipo inflorescência (conjunto de flores) que pertence à família das Brássicas, assim como o repolho, brócolis e couve de folhas. Anualmente, são cultivados quase 8.000 hectares de couve-flor em todo o Brasil, a grande maioria na região Sul e Sudeste, devido às condições climáticas exigidas pela cultura. No entanto, a adaptação e o melhoramento dos híbridos, mais tolerantes a oscilações climáticas, têm levado o cultivo para áreas antes sem produção e destinado o produto também à industrialização.
Por: Agrolink com informações de assessoria

couve

 "A apresentação da couve-flor em bandejas com filme plástico nas gôndolas do supermercado tem atraído a atenção do consumidor. Mesmo o consumo ainda sendo baixo no Brasil, a couve-flor é uma cultura de alto valor e que nos últimos anos tem apresentado preços atrativos ao produtor, com oportunidades de crescimento, principalmente pela busca por uma alimentação mais saudável", explica o Especialista em Folhosas e Brássicas da Agristar, Silvio Nakagawa.

 A Topseed Premium possui dois híbridos de couve-flor que atendem as maiores necessidades do mercado. "A Alpina proporciona segurança no plantio e a Nevada oferece qualidade e rendimento de floretes. Os dois materiais trabalham em conjunto, sendo a Alpina indicada para o início e final de inverno, quando as oscilações de temperatura são mais intensas e a Nevada para o inverno mais intenso, quando existe a necessidade de proteger a cabeça da couve-flor do frio para garantir qualidade de cor e floretes pesados, característica forte desta variedade", afirma o especialista.

 Diante da instabilidade no clima a cada ano, as couves-flores comuns, que preferem locais com clima ameno a frio para o desenvolvimento, acabam sofrendo queda de qualidade e, nos casos mais graves, perdas de 100%.

A couve-flor Alpina possui boa tolerância a variações climáticas, reduzindo perdas, e resistência a Xanthomonas campestris pv. campestris (Xcc), bactéria causadora da podridão negra, principal doença que atinge a cultura.

"A Alpina consegue levar a produção para áreas antes com maiores restrições climáticas, enquanto a Nevada obtém alta qualidade de floretes exigidas em conservas e congelados que podem tanto ser armazenados como exportados a regiões onde o clima não permite o cultivo", comenta Nakagawa.

Os principais polos produtores de couve-flor no Brasil se encontram em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina. 

Benefícios à saúde

O consumo constante de vegetais crucíferos, como a couve-flor, pode reduzir o aparecimento de vários tipos de câncer, graças à presença de substâncias antioxidantes.

 Consumida de várias maneiras, a couve-flor é muito apreciada crua, cozida ou em conserva. Habitualmente, a parte mais consumida são os floretes da couve-flor. No entanto, o caule e as folhas também são comestíveis e geralmente adicionados em caldos e sopas. Para as pessoas que apreciam consumir a hortaliça cozida e desejam reduzir a perda de nutrientes, o ideal é cozinhar a couve-flor no vapor ou fervê-la por um período curto de tempo.

 A couve-flor é rica em cálcio, fósforo e fonte de ácido fólico e vitamina C. Além disso, a hortaliça é livre de gorduras e colesterol, e tem teores bem baixos de sódio e calorias.