Publicado em 01/08/2022 09h51

Europa confia na Polônia como celeiro de milho

A colheita de milho da UE-27 está atualmente projetada em 65,8 Mt.
Por: Leonardo Gottems

A Comissão Europeia confia na Polônia este ano como celeiro de milho da Europa, e as refinarias de petróleo têm margens máximas. É o que escreve o analista agrícola e especialista de mercado alemão Dr. Olaf Zinke em um artigo no portal Agrarheute.com.

“O preço do milho já está mais alto que o do trigo. A Comissão da UE reduziu significativamente a previsão de colheita na semana passada. O calor e a seca atingiram os campos de milho em muitas das regiões produtoras de milho da Europa. O mercado reagiu: os preços do milho no mercado de futuros no início de agosto são 352 euros por tonelada, cerca de 10 euros acima dos do trigo”.

Ao contrário de outros cereais, a Europa depende de grandes importações de milho para alimentação animal. A Comissão da UE estima as importações europeias de milho de países terceiros para a nova temporada em 16,5 milhões de toneladas, depois que a Comissão reduziu significativamente as previsões de safra no final do mês com base em estimativas regionais de safra.

A colheita de milho da UE-27 está atualmente projetada em 65,8 Mt, em comparação com 71,7 Mt em junho e 72,7 Mt no ano passado. Um pré-requisito para uma queda acentuada nos rendimentos é a seca e o calor na Europa. O European Mars Institute reduziu sua previsão de rendimento de milho em 8% para 7,25 t/ha de uma média de 7,87 t/ha nos últimos cinco anos.

Na França, o milho também foi afetado pelo calor de meados de julho e pela falta de chuva. A safra de milho esperada na França é atualmente de 12,99 milhões de toneladas em comparação com 15,5 milhões de toneladas no ano passado. As culturas irrigadas, que representam 35% das safras de milho francesas, podem limitar as perdas, mas mais regiões da França e da Itália estão impondo restrições de água devido a chuvas abaixo da média desde a primavera.