Publicado em 11/07/2022 17h02

Startup pioneira no monitoramento de pulverizações aéreas se une ao NovoAgro

Plataforma SprayPlan passa a contar com inteligência e investimentos via smart money para ampliar estabelecer seu produto e aumentar presença no mercado.
Por: Assessoria de Imprensa

Startup pioneira a desenvolver soluções para o planejamento e monitoramento dos serviços de aplicação aérea de agroquímicos, a Dominus Soli passa a contar com apoio da NovoAgro Ventures, uma das maiores Corporate Venture Builder (CVB) do Brasil. Com foco em soluções para o Agronegócio, a organização é especializada no mapeamento de dificuldades e desafios enfrentados pelo setor, bem como na identificação e desenvolvimento de startups que podem ajudar a vencê-los. São mais de 90 investidores ligados à Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (FAEMG), uma das maiores entidades do setor do país, que representa de 386 sindicatos rurais e atende 200 mil produtores, e ao Grupo FCJ, maior rede de venture building da América Latina, presente também nos Estados Unidos, em Portugal e na Finlândia.

 A aposta se deve ao SprayPlan©, um software que quantifica e qualifica a operação e, ainda, planeja e monitora todo o processo de aplicação, com máxima precisão. Conforme Antonio Loures, CEO da Dominus Soli, a expectativa é extremamente positiva. “Vamos receber smart money, ou seja, inteligência, network e reestruturação para podermos avançar. Confiaram no nosso produto e no nosso trabalho, estarmos ao lado da NovoAgro é fundamental neste momento”, pondera. Além disso, a plataforma está sendo atualizada e, em breve, trará ao mercado uma nova versão, assim como um aplicativo, para facilitar o controle.

O SprayPlan© é um software de última geração que proporciona gerenciamento, produtividade e otimização nas aplicações aéreas. Com ele, é possível mapear, cadastrar e selecionar zonas de proteção (como hortas, residências e espaços com animais) e planejar áreas a serem tratadas. Pode-se, ainda, verificar as condições climáticas desejáveis, rastrear as operações realizadas e eliminar os impactos socioambientais, sem prejudicar a plantação. Nesse sentido, a tecnologia seleciona e tira da rota lugares que podem ser impactados pelo agroquímico, como casas e rios, bem como evita locais repetidos.

A startup do agro Dominus Soli foi fundada em 2014, registrando um crescimento expressivo de 120% entre nos últimos três anos. Em 2019, a empresa passou pelo programa de aceleração TechStart Agro Digital, realizado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Informática Agropecuária e Venture HUB e, ainda, recebeu o Prêmio Pontes para Inovação, promovido pela Embrapa, como reconhecimento por sua atuação, trazendo técnicas mais precisas ao mercado. “Gostamos muito da proposta da Dominus Soli com o pioneirismo do SprayPlan e notamos que ela tem muita aderência com o que buscamos. Seguramente, colheremos bons frutos juntos”, comemora Leonardo Dias, CEO da NovoAgro.

O sistema SprayPlan© amplia a efetividade de cobertura dos produtos agroquímicos, de 75% para 96% da área tratada, bem como detecta e ajusta os padrões técnicos nos tratamentos de lavouras, minimizando perdas, relata Loures, especialista em tecnologia de aplicação. Já são mais de seis milhões de hectares analisados, em diferentes culturas de regiões diversas. “Mais do que um programa, desenvolvemos uma consultoria que liga nosso serviço a otimização e melhorias, evitando desperdício no campo. A ferramenta disponibiliza o controle, mas com a consultoria oferecemos inteligência e parâmetros aos nossos parceiros, apontando as falhas e ensinando-os a corrigi-las”, pontua. Loures lembra, ainda, que os mapas utilizados são dinâmicos e os gráficos simples de entender, com controle que pode ser feito pelo celular.

O gerente de desenvolvimento agrícola da Usina Alta Mogiana, de São Joaquim da Barra (SP), Luis Gustavo Nunes, destaca que a tecnologia também é uma aliada da produtividade. “Podemos dizer que agricultura 4.0 chegou. São ferramentas digitais que fortalecem a busca contínua no aumento de produtitividade, qualidade operacional e segurança ao manejo aplicado; sendo a Dominus Soli por meio da plataforma Spray Plan um parceiro muito importante para nosso negócio”

Outro bom exemplo ocorre na região de Barretos (SP), no próspero interior paulista, onde as empresas Aplimax e Semeagro contam com auxilio e consultoria da Dominus Soli em parte das usinas que atendem. “A Dominus checa o nosso trabalho e soma junto com a gente. Toda vez que surge algum problema, resolvemos em conjunto com a Dominus e com a usina. Eu, particularmente, recomendo”, revela Marcos Aparecido Melocro, gerente geral das duas empresas aeroagrícolas.

Sobre a NovoAgro Ventures

A NovoAgro Ventures é uma Corporate Venture Builder com foco em soluções para o Agronegócio, as chamadas agritechs (startups com soluções para o agro). A CVB mapeia desafios (dores) da agroindústria e dos produtores rurais e investe em empresas de tecnologia que estejam desenvolvendo soluções para estes problemas. Tem como acionistas o Sistema Faemg, a maior Federação de Agricultura e Pecuária do país, além de cerca de 80 investidores do setor do agro e a FCJ Venture Builder, pioneira no ramo de Venture Builder na América Latina, presente também nos Estados Unidos, em Portugal e na Finlândia.

Sobre a Dominus Soli

A Dominus Soli é a empresa pioneira a desenvolver soluções focadas no planejamento e monitoramento dos serviços de aplicação aérea de agroquímicos. Através da rastreabilidade das operações entregamos aos nossos clientes aumento de controle, produtividade e mitigação dos riscos socioambientais.