Publicado em 20/06/2022 09h04

Irrigação sustentável pode combater mudanças climáticas

Atualmente, dois terços das colheitas do mundo são limitadas pelas chuvas.
Por: Leonardo Gottems

À medida que as mudanças climáticas alteram os padrões de precipitação, a irrigação pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar a oferta mundial de alimentos, alimentando mais de um bilhão de pessoas sem converter a natureza selvagem em terras agrícolas, de acordo com um novo estudo de Lorenzo Rosa de Carnegie publicado na  Environmental Research Letters.

“As tendências populacionais indicam que precisaremos dobrar a produção global de alimentos até 2050”, explicou Rosa. “Para conseguir isso, precisaremos limpar mais terras ou cultivar com mais eficiência, apesar do aumento do estresse de um mundo em aquecimento”.

A conversão de terras não desenvolvidas em fazendas agrava as mudanças climáticas e diminui a biodiversidade. Mas os baixos rendimentos das culturas nas terras agrícolas existentes podem ser melhorados com tecnologia moderna. “No entanto, é crucial avaliar essas estratégias de intervenção para ver quais levarão ao maior aumento da produção de alimentos e ao menor impacto ambiental”, disse Rosa.

Atualmente, dois terços das colheitas do mundo são limitadas pelas chuvas. Espera-se que as mudanças climáticas modifiquem os padrões de precipitação e aumentem o estresse térmico nas plantas, o que significa que depender apenas das chuvas não será capaz de atender ao aumento da demanda por alimentos.

Uma estratégia para melhorar a produtividade das terras agrícolas é a irrigação. Estudos mostram que as lavouras irrigadas são duas vezes mais produtivas do que aquelas que dependem exclusivamente das chuvas. No entanto, a irrigação já representa entre 85 e 90 por cento do consumo humano de água. É possível usar a irrigação para aumentar a produção de alimentos sem criar escassez de água?