Publicidade
Publicado em 07/06/2022 09h27

Sensores e inteligência artificial são destaques na Expocitrus

Startup Adroit mostra no evento em Cordeirópolis-SP, até dia 9 de junho, tecnologia exclusiva que avalia milhões de frutos um a um, analisa condições das árvores, estabelece mapa de produtividade, grau de maturação e ainda detecta pragas e doenças nos pomares citros
Por: RuralPress - assessoria de imprensa

Embora o cultivo de cítricos seja uma atividade de grande importância para o Brasil, este é ainda um setor carente de tecnologias. Para ajudar a mudar essa realidade, a startup a Adroit desenvolveu e oferece aos produtores uma solução inovadora e única no mercado, chamada de LeafSense, que combina inteligência artificial e sensores, que permitem aplicar agricultura de precisão. A solução está sendo apresentada em parceria com a Bayer durante a 47ª Expocitrus, que começou ontem, 6 e segue até 9 de junho, em Cordeirópolis (SP).

A feira é considerada a maior do setor citrícola da América Latina e reúne há mais de 40 anos especialistas e profissionais da área para debater as soluções da cultura. Esta é uma oportunidade ímpar para a empresa segundo o CEO, Fábio Terracini. “É a primeira vez que participamos desse evento tão tradicional no setor e referência para os produtores, players e toda a cadeia de citros. Queremos detalhar mais nossa solução para quem já ouviu falar e apresentar para aqueles que ainda não acessamos”, pontua.

A tecnologia

Os sensores que compõem a tecnologia da startup são capazes de capturar imagens de altíssima resolução, com uma visão frontal das árvores, analisarem frutos e pé a pé, um a um, para entregar análises precisas de produtividade e saúde do pomar. Além disso, o LeafSense também mostra grau de maturação, quantidade e calibre dos frutos. “A solução é completa, pois além de estimativas de colheita, também estabelece um mapa de produtividade, a distribuição das frutas de acordo com o tamanho de cada uma, a detecção de pragas e até o inventário de árvores”, destaca o executivo.

 

Quem quiser conhecer mais sobre como as inovações podem contribuir para melhorar a citricultura, pode passar pelo estande da Bayer e bater um papo com a equipe da Adroit. “Convidamos os visitantes da feira a ver mais de perto como a a solução que desenvolvemos está ajudando citricultores e a indústria a colher mais e melhor”, finaliza Terracini.