Publicado em 02/06/2022 10h05

ONU e Rússia discutem aumento das exportações agrícolas

Ela disse que os Estados Unidos estão preparados para enviar “cartas de conforto”.
Por: Leonardo Gottems

As Nações Unidas e o governo russo estão se engajando em discussões destinadas a aumentar as exportações de grãos e fertilizantes da Rússia para o mercado global para enfrentar a crescente crise global de alimentos, informou a Reuters em 1º de junho. A alta funcionária da ONU Rebecca Grynspan e o vice-primeiro-ministro russo Andrei Belousov recentemente tiveram “discussões construtivas” sobre o assunto, disse o porta-voz da ONU Stephane Dujarric à Reuters.

A Rússia está enfrentando sanções econômicas draconianas da Aliança da Otan como resposta à invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro, que impediu a Ucrânia, um dos maiores exportadores de grãos do mundo, de transportar commodities agrícolas de seus portos. Embora as sanções econômicas não tenham como alvo específico grãos e fertilizantes russos, as companhias de transporte e seguros estão reticentes em se envolver em embarques enquanto as sanções são impostas, disse à Reuters Linda Thomas-Greenfield, embaixadora dos EUA na ONU.

Ela disse que os Estados Unidos estão preparados para enviar “cartas de conforto” a essas empresas para ajudar a facilitar as exportações de grãos e fertilizantes russos. O presidente russo, Vladimir Putin, pediu que as sanções econômicas sejam levantadas contra seu país para que a Rússia, o maior exportador de trigo do mundo, possa aumentar seus embarques agrícolas.

A Rússia também está em discussões sobre a rescisão de seu bloqueio aos portos ucranianos para permitir que os estimados 20 milhões de toneladas de grãos armazenados nesses portos cheguem ao mercado global. Liderando essas negociações está o presidente turco Tayyip Erdogan, que é um dos poucos líderes mundiais a manter boas relações com a Ucrânia e a Rússia durante o conflito.

Publicidade