Publicado em 31/05/2022 11h19

Ácaros são o novo pesticida?

Nesse cenário, a mpresa israelense BioBee diz ter desenvolvido um método secreto e patenteado.
Por: Leonardo Gottems

Uma empresa de agrotecnologia israelense está usando o poder dos ácaros predadores para ajudar os agricultores a combater as infestações nas plantações. Phytoseiulus persimilis, um minúsculo aracnídeo, tem sido usado há muito tempo como uma alternativa natural aos pesticidas, devido ao seu apetite particular pelo ácaro vermelho, um veneno de horticultores e fruticultores que se alimenta de folhas de plantas, matando rapidamente plantações inteiras. 

Persimilis tem vários benefícios para os agricultores sobre o uso de pesticidas: o produto é mais saudável para consumir, os regulamentos de uso são muito mais simples do que quando se trata de venenos e, ao contrário dos pesticidas, os ácaros vermelhos não podem criar imunidade contra eles. Mas o crescimento do minúsculo terminador tem sido difícil e caro, deixando a viabilidade da solução em questão. 

Nesse cenário, a mpresa israelense BioBee diz ter desenvolvido um método secreto e patenteado de cultivo de persimilis em massa no laboratório. Para fazer isso, ele conseguiu criar uma alternativa alimentar proprietária para suas presas que os persimilis vão comer, mantendo seu apetite pelos ácaros vermelhos quando estes estiverem disponíveis. A empresa promete que seus novos métodos de produção significam um suprimento inesgotável de ácaros caçadores para agricultores em Israel e em todo o mundo – um exército de assassinos vorazes que atacam destruidores de plantações, deixando as próprias plantas ilesas. Mas o que fazer com as hordas de persimilis depois que as pragas originais são eliminadas? Isso não deve ser um problema. Uma vez que os ácaros caçadores ficam sem presas, eles saem ou morrem.