Publicado em 11/05/2022 14h28

Biológicos levam sustentabilidade para o campo

Com o lançamento de sete produtos focados para a cultura da soja nesta safra, a Nutrien pretende ajudar o agricultor a proteger sua lavoura.
Por: Assessoria de Imprensa

Com a finalidade de oferecer um serviço de maior e melhor qualidade, sustentável e conectado às tendências e às necessidades dos agricultores brasileiros, a Nutrien Soluções Agrícolas lança Loveland Bio, uma linha de produtos biológicos ecologicamente corretos, que usam tecnologias de referência que não causam efeitos negativos no ambiente. Com o lançamento de sete produtos focados para a cultura da soja nesta safra, a Nutrien pretende ajudar o agricultor a proteger sua lavoura. A empresa é uma das maiores distribuidoras de insumos agrícolas.

“Estamos investindo em soluções integradas que atendam às necessidades dos agricultores em busca de sustentabilidade para ajudá-lo a atingir maiores produtividades. Vamos expandir as ofertas de soluções com tecnologias inovadoras ao longo do ano, sempre com o propósito de oferecer os melhores produtos, serviços e soluções que atrelem inovação, segurança e tecnologia para potencializar os resultados dos nossos clientes”, explica a gerente de produtos biológicos da Nutrien para a América Latina, Flávia Teixeira. Segundo ela, as soluções de Loveland Bio são eficientes no manejo de pragas e doenças e ativam o sistema de defesa da planta, estimulando o crescimento natural das raízes e propiciando a melhoria da atividade biológica no solo. Com isso, o agricultor terá uma safra com mais qualidade e produtividade.

Para criar essa nova linha, os pesquisadores da Nutrien foram a campo e organizaram diversas rodas de conversa nos Centros de Experiências com o objetivo de entender as dores dos agricultores das regiões atendidas pela empresa (GO, TO, MS, MG e SP). Agora, esses novos produtos somam-se aos nutricionais e defensivos Loveland, marca da Nutrien e líder global com 50 anos de atuação. Com isso, a empresa integra soluções sustentáveis ao seu portfólio para os produtores e consumidores, que ajudam toda a cadeia do agro e contribuem com a sociedade.

“Além de serem produtos de origens biológicas e sustentáveis, os organismos presentes em sua composição diminuem a chance das pragas e doenças que atacam as plantas desenvolverem resistência aos seus mecanismos de ação. Outra grande vantagem, é a melhoria da atividade microbiana do solo, que beneficia o desenvolvimento das plantas em um ambiente mais equilibrado. Como um dos ativos mais valiosos na produção agrícola, a proteção e regeneração do solo são essenciais para a vida no planeta. Os insumos biológicos fortalecem o cultivo, integram o manejo e trazem simplicidade no dia a dia do produtor rural de maneira prática e eficiente”, afirma o diretor de P&D e Regulatório da Nutrien para a América Latina, João Oliveira Jr.

A linha de produtos biológicos Loveland Bio ainda contará com um tratamento de sementes industrial que irá auxiliar o produtor a ter melhores resultados na lavoura. De acordo com o gerente de tratamento de sementes da Nutrien, Hugo Arantes Carlos, o TSI industrial é feito com maquinário de altíssima precisão, capaz de assegurar que, em todas as sementes recebidas pelos agricultores, as doses adequadas para a melhor eficiência dos tratamentos estejam presentes, além de preservar os microrganismos existentes nos produtos biológicos com o uso de bio-protetores e compatibilizantes.

“Oferecer um pacote de soluções de TSI com produtos biológicos tem um grande valor. Além de proteger contra pragas, doenças e nematóides, também adiciona micronutrientes essenciais para as plantas e outros ativos que podem ser benéficos aos estágios iniciais da lavoura e seu desenvolvimento posterior, afinal, tudo começa pela semente. Os produtos biológicos não só fortalecem a proteção oferecida à planta pelo TSI, como contribuem com a saúde do solo, na medida em que a semente passa a ser um veículo para estes microrganismos que enriquecerão a biota do solo”, explica o gerente.

Resultados comprovados

Loveland Bio conta com sete produtos eficientes para o controle de lagartas (Falsa medidera e Spodoptera frugiperda), mosca branca, antracnose, DFC's, mofo branco, podridão radicular, nematóide e ferrugem asiática. São eles: Bio Tramo que é um bionematicida; Bio Tribal, Bio Inclusion SF, Bio Inclusion CI que são bioinseticidas; Bio Venci e Bio Braza que são biofungicidas; e Saori, um peptídeo exclusivo Nutrien – todos para a cultura da soja.

O produtor rural da região de Uberlândia/MG, Cleiton José de Moraes, testou a solução biológica Nutrien no Tratamento de Sementes (TSI) composta por 3 produtos biológicos (bionematicida, biofungicida e peptídeo) na safra 2021/2022, visando sanidade. E constatou que, durante todo o ciclo, os talhões com os produtos obtiveram resultados superiores aos que não contavam com a solução biológica, principalmente em relação ao grupo de doenças que se caracteriza por incidir sobre a soja no final do ciclo de desenvolvimento da cultura, as DFCs - Doenças de Final de Ciclo. “Tive o incremento de duas sacas em relação ao meu padrão. Fiquei muito satisfeito e vou investir ainda mais nessa tecnologia. Acho muito importante que nós, agricultores, estejamos sempre abertos para novas soluções”, comemora o produtor.

“Temos o compromisso de buscar e oferecer soluções integradas e customizadas para ajudarmos os agricultores a superarem as dificuldades em proteger a produtividade. Por isso, até o fim de 2022, teremos produtos voltados para outras culturas, como milho, citrus, café e cana”, ressalta Flávia.

Publicidade