Publicado em 03/05/2022 11h08

Raça Devon marca presença na Expoingá 2022

Participam da feira machos e fêmeas PO de três cabanhas gaúchas.
Por: Simone Müller

A raça Devon estará representada por 15 animais PO na 48a Expoingá, que acontece de 5 a 15 de maio no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá (PR). É a terceira participação da raça na feira, que é considerada uma das maiores e mais importantes do país no segmento agropecuário. Participam desta edição a Cabanha Santa Lúcia, de André da Rocha, Cabanha Boeck, de Encruzilhada do Sul e Cabanha Dom Jovito, de Esmeralda, todas no Rio Grande do Sul.

Para Simone Bianchini, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB), participar da Expoingá é levar a genética Devon e Bravon para um importante pólo da pecuária nacional. “Os pecuaristas paranaenses estão cada vez mais interessados nas raças europeias, nos cruzamentos produzindo, principalmente, animais melhoradores geneticamente para uma melhor produção de carne premium. O Devon e o Bravon estarão presentes na Expoingá com os animais de genética e, também, com a carne certificada para degustação dos pecuaristas que interessados em usar essa genética Devon e Bravon”, afirma a dirigente. 

Os visitantes poderão ver de perto os machos e fêmeas que têm, entre as principais características a docilidade, volume de carcaça, beleza e precocidade. O julgamento será no dia 13 de maio e terá como jurado o diretor técnico da ABCDB Lucas Teixeira Hax, médico veterinário, mestre e doutor em biotecnologia com experiência na área de produção e reprodução animal. 

Resultado de cruzamentos Devon com raças zebuínas, o Bravon será tema de palestra que reunirá dois especialistas, no dia 14 de maio. O diretor técnico da ABCDB, Lucas Hax, e Silvia Freitas, superintendente da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), conversarão com a plateia sobre a genética da raça Bravon e, ainda, sobre o programa de melhoramento de bovinos de corte / Promebo. Será às 17h, na Casa da Pecuária.

Maria Iraclézia de Araújo, presidente da Sociedade Rural de Maringá, que realiza o evento, destaca a importância da presença da raça Devon no reencontro do público com a Expoingá, depois de dois anos sem evento por causa da pandemia. “Todo o ambiente está preparado para receber criadores, expositores, familiares, equipe de trabalho e, claro, as estrelas da Feira, que são os animais. Mais uma vez, é grande a expectativa em relação à presença da raça Devon para abrilhantar o nosso evento. Esperamos, também, que bons negócios sejam concretizados no período da Exposição", declara Iraclézia.