Publicado em 29/04/2022 19h20

Gripe aviária: autoridades dos EUA notificam primeiro caso de variante em humanos

É o primeiro caso conhecido em humanos no país com a cepa que já atingiu mais de 30 milhões de aves domésticas, em pelo menos 34 Estados.
Por: Estadão Conteúdo

Uma pessoa no Colorado (EUA) testou positivo para a variante H5N1 do vírus de gripe aviária altamente patogênica (HPAI). De acordo com informações dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), este é o primeiro caso conhecido em humanos, nos Estados Unidos. A cepa já atingiu mais de 30 milhões de aves domésticas, em pelo menos 34 Estados, e é considerada a pior em sete anos.

Segundo o CDC, a pessoa, não identificada, teve contato direto com aves e estava trabalhando no abate de animais que poderiam estar infectados com gripe aviária. O único sintoma que apresentou foi fadiga, informou a agência. Um caso anterior foi notificado em dezembro, no Reino Unido, de uma pessoa assintomática que também teve contato com aves infectadas.

O CDC disse acreditar que o risco para o público em geral é baixo e que é possível que o teste positivo tenha sido resultado de contaminação da superfície. Outras pessoas também envolvidas na mesma operação de abate de aves no Colorado testaram negativo, mas estão sendo testadas novamente por precaução. Aves infectadas espalham vírus em sua saliva, muco e fezes, representando um risco potencial para as pessoas em contato próximo com elas.

A agência disse agora que está monitorando os vírus H5N1 em busca de alterações genéticas associadas à adaptação a mamíferos, mas garante que a versão que circula no país é diferente das versões que levaram a centenas de casos humanos confirmados em todo o mundo desde 2003.O CDC aconselha as pessoas que devem lidar com aves a usar luvas e, quando possível, máscaras cirúrgicas e óculos de proteção. O consumo da carne de aves e dos ovos, se devidamente manuseados e cozidos, permanece seguro.