Publicado em 20/02/2015 08h02

Colômbia projeta aumentar produção de café em 2015 para até 13 mi sacas

A produção de café na Colômbia em 2015 deve ficar entre 12,5 milhões e 13 milhões de sacas de 60 quilos, um aumento em relação ao ano anterior, com o clima favorável, a incorporação de novos cafezais ao parque produtivo e pelo aumento da produtividade, afirmou o gerente da Federação Nacional de Cafeicultores nesta quinta-feira.
Por: Reuters

colombia

A Colômbia, maior produtor mundial de café arábica lavado, registrou uma safra de 12,1 milhões de sacas em 2014, um aumento anual de 11,5 por cento, o que levou a produção a seus níveis históricos depois do não cumprimento de metas de safras por quatro anos, devido a fortes chuvas.

"A colheita será melhor do que no ano passado. As projeções indicam que a Colômbia pode ter entre 12,5 e 13 milhões de sacas este ano", disse em entrevista à Reuters Luis Genaro Muñoz, o gerente da Federação Nacional de Cafeicultores.

Ele disse que o setor de café colombiano atravessa um bom momento, devido aos preços nos mercados internacionais, à desvalorização da moeda local em relação ao dólar e pelo aumento do consumo global.