Publicado em 27/04/2022 09h10

Embaixadores se reúnem nos EUA para discutir com a China

A reunião contou com cerca de 200 participantes
Por: Leonardo Gottems

Embaixadores da China participaram do Diálogo Agrícola EUA-China em Des Moines, Iowa, EUA, ilustrando a importância da cooperação agrícola entre as duas nações, disseram os organizadores. O embaixador dos EUA na China R. Nicholas Burns, participando virtualmente de Pequim, juntou-se ao embaixador chinês Qin Gang e ao ex-embaixador dos EUA na China Terry Branstad como palestrantes do Diálogo. O evento foi co-organizado pela United States Heartland China Association (USHCA) e pela China Agriculture Association for International Exchanges.

O Embaixador Qin Gang e o Embaixador Burns ofereceram comentários sobre o comércio agrícola atual e ideias sobre como ele pode ser melhorado e expandido. Bob Holden, ex-governador do Missouri e presidente do USHCA, aplaudiu o embaixador Kenneth Quinn, que foi fundamental para reunir os embaixadores, por seu incansável esforço para promover a paz por meio da diplomacia, mesmo em sua aposentadoria.

Cerca de 200 participantes de alto nível, incluindo uma série de líderes governamentais, educacionais, nacionais e internacionais do agronegócio participaram deste diálogo. Muitos viajaram para Iowa de todo o país e do exterior apenas para participar deste evento único.

 

Craig Floss, diretor executivo da Iowa Corn Growers Association, anunciou formalmente que duas compras recentes de milho este mês pela China representaram um valor combinado de mais de US$ 700 milhões, “uma das maiores compras de milho já feitas pela China ou qualquer outro país. ”

Outros executivos presentes foram os CEOs da Continental Grain, Syngenta, US Grains Council e US Soybean Export Council, que se juntaram ao vice-presidente da China Agricultural University em um painel de discussão sobre medidas para aumentar o comércio bilateral EUA-China e aumentar a colaboração global na alimentação dos 9 bilhões a 10 bilhões de pessoas que em breve estarão no planeta.