Publicado em 26/04/2022 09h51

Estudo espanhol desmonta mitos dos transgênicos

“A ciência não mostrou nenhum dano do uso de culturas transgênicas ”, escrevem os autores
Por: Leonardo Gottems

Um novo estudo espanhol buscou, novamente, desmontar os mitos que cercam as culturas transgênicas. Apesar de seu sucesso comprovado na melhoria dos sistemas alimentares do mundo, os cultivos geneticamente modificados (GM ou transgênicos) atraíram mitos e falsidades que continuam a obscurecer a percepção pública dessa tecnologia, dizem os autores. 

“Os OGMs estão cercados de muitas controvérsias. Desde que os primeiros produtos GM foram lançados comercialmente, o debate sobre os riscos reais versus percebidos do uso de OGMs está em andamento”, afirma o novo estudo revisado por pares publicado na Applied Sciences . Os autores, que trabalham nas faculdades de duas universidades na Espanha, oferecem uma análise risco-benefício baseada em evidências científicas e desmentem os mitos que os grupos de interesse espalharam. 

 

“A ciência não mostrou nenhum dano do uso de culturas transgênicas ”, escrevem os autores. Em vez disso, documentou os benefícios econômicos, ambientais e de saúde de sua comercialização . Em geral, mantém-se o considerável consenso científico, na medida em que os alimentos GM atualmente comercializados não apresentam um risco maior do que os alimentos tradicionais ”. 

 

O estudo conclui que, com base nas evidências científicas disponíveis, o HGT entre plantas GM e outros organismos apresenta riscos não significativos para a saúde humana e a segurança ambiental. Observa-se ainda que as culturas GM comercializadas passaram anteriormente em avaliações de risco, incluindo testes de alergenicidade. Além disso, os cultivos transgênicos e seus produtos passam por rigorosa avaliação antes de serem liberados comercialmente, o que garante segurança ao público e ao meio ambiente.