Publicidade
Publicado em 26/04/2022 09h20

Sistema que gera energia e sombreamento ao gado é apresentado na Agrishow

Modelo desenvolvido pela Dinâmica Energia Solar diminui o estresse e aumenta a produtividade do rebanho
Por: Via Assessoria

O sombreamento na pecuária é uma relação de benefícios multifatoriais tanto para pecuária de leite como de corte. Ter áreas que reduzam o stress calórico é fator decisivo para diminuir os riscos de perda de peso, de problemas na reprodução e até na diminuição da perda embrionária precoce. Com o foco na solução deste problema e ainda apresentando uma oportunidade gerar energia nas propriedades, que reverta em ganhos ao produtor é que a empresa Dinâmica Energia Solar, pensou em juntar dois benefícios em um único investimento.

Muito utilizado nos telhados das residências com o objetivo de promover a redução nas despesas com energia elétrica, os painéis solares também podem ser grandes aliados do campo. Ao serem implementados, os projetos são capazes de proporcionar um sombreamento para algumas categorias de gado. Essa é uma das soluções que serão apresentadas pela Dinâmica Energia Solar durante a Agrishow que acontece entre 25 e 29 de abril em Ribeirão Preto, São Paulo. 

O conceito do sistema é o mesmo que o convencional utilizado nas casas, economiza a energia que o cliente consome, porém com o benefício de aproveitamento de terra para a instalação do sistema e ainda dando conforto térmico para os bezerros”, explica Artur Cantador Bernardo, diretor comercial da Dinâmica Energia Solar.

O executivo da Dinâmica - empresa que já instalou mais de 110 mil sistemas em todo o Brasil e oferece projetos de grande porte para os setores industriais, comerciais, de serviço e residenciais – destaca que a presença dos animais abaixo dos painéis solares não apresenta qualquer tipo de risco. Ele cita apenas vantagens, que amenizam o estresse térmico dos bezerros. As placas fotovoltaicas, feitas de materiais como, células a base de silício, vidro, EVA, entre outros, que proporcionam uma redução na temperatura de até 5°C.

Além de sombreamento para bezerros, alguns sistemas de painéis solares desenvolvidos pela empresa também atendem a animais de maior porte.

 Investimento

O sistema oferece benefícios que vão além do conforto proporcionado aos animais, podendo agregar também, vantagens econômicas. Quando não é possível a presença de árvores na pastagem ou enquanto se espera o crescimento delas, pode ser utilizado o sombreamento artificial. Este pode ser feito com diversos tipos de materiais, dependendo da disponibilidade e da necessidade da propriedade.

Estimativas mostram que, com investimento de aproximadamente R$ 480 mil, em uma área de 1.000 metros quadrados, é possível gerar energia para a produção de leite e beneficiar 50 bezerros com o sombreamento artificial. “O sistema de energia solar propõe um retorno anual de energia em torno de R$ 110 mil, e o valor investido pode ser recuperado em pouco mais de quatro anos”, finaliza Artur.

Sobre a Dinâmica

Localizada na cidade de São Carlos, interior de São Paulo, a Dinâmica Energia Solar atua no mercado de energia solar térmica e fotovoltaica desde 2002. A empresa, que já instalou mais de 110 mil sistemas em todo o Brasil e oferece projetos de grande porte para os setores industriais, comerciais, de serviço e residenciais – registrou um crescimento de 68% entre janeiro e julho de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior. A Dinâmica Energia Solar atende clientes residenciais ou comerciais - que instalam painéis em telhados -, até cooperativas que produzem a energia em fazendas solares e negociam a geração de créditos que podem ser usados pelo consumidor no consumo de energia elétrica.

 

Publicidade