Publicado em 22/04/2022 12h32

Agricultores poderão conhecer na Agrishow tecnologias de agricultura de precisão que aumentam a produtividade

Trimble apresentará soluções de plantio e o sistema de aplicação seletiva de herbicidas que podem elevar o potencial produtivo e ao mesmo tempo reduzir o uso de herbicidas
Por: Assessoria de Imprensa

Com o foco em contribuir para que o produtor eleve os seus índices de produtividade, a Trimble.Inc participa da 27ª edição da Agrishow com a apresentação de tecnologias de ponta voltadas para semeadura e pulverização. “Com sementes e adubo na dosagem correta, clima favorável e o uso da agricultura de precisão, o sucesso é praticamente garantido”, avalia José Carlos Bueno, diretor comercial da Trimble para a América Latina.

Durante o evento, os especialistas  irão mostrar que os bons resultados começam na escolha de uma semente de qualidade e também em sua correta distribuição. As soluções de plantio da Trimble englobam equipamentos como o  piloto automático, aplicação com controle de taxa, corte de seção ou linha a linha, são soluções que ajudam o produtor a ter uma lavoura no melhor custo e mais produtiva.

Os visitantes da Agrishow também poderão ver o funcionamento do sistema Field-IQ ISOBUS, equipamento de fácil instalação em implementos que possibilitam o controle linha a linha de plantio, assim como o controle da taxa de fertilizante e sementes. Com ele, o agricultor poderá fazer o controle de até 96 seções da plantadeira, com o desligamento automático das linhas. Essa tecnologia ajuda o produtor a eliminar falhas e sobreposições, o que resulta em um aumento de produtividade, além de economizar insumos. 

A tecnologia da Trimble monitora e analisa a distribuição, população, singulação e espaçamento entre as sementes para obter melhores resultados de produtividade. Para que o operador foque sua atenção somente na operação de plantio, a Trimble também oferece tecnologias de orientação para implementos, a exemplo do TrueGuide™. Indicado para cultura de cereais, essa solução corrige a posição do implemento por meio da movimentação do trator, sem necessitar de adaptação no equipamento. 

O sistema de piloto automático da Trimble, acompanhado com o monitor GFX-350, por exemplo, garante alta performance em seu sistema de plantio. Além de máxima resistência, robustez e fácil operação, o monitor pode ser instalado em tratores com ou sem cabine, com compatibilidade aos mais modernos receptores e pilotos Trimble, o que permite que o produtor adicione e pague por funcionalidades conforme à necessidade da propriedade. 

Assim como nos smartphones, o Trimble® GFX-350 é equipado com o sistema Android™, por isso é bastante intuitivo. O monitor pode ser usado em qualquer trator do mercado e diversos tipos de culturas, mas é indicado para produtores que desejam dar o primeiro passo rumo à agricultura de precisão.

Lígia Amaral, gerente de Marketing e Comunicação da Trimble Agricultura na América Latina, destaca que o foco da Trimble é oferecer aos produtores tecnologias de fácil uso e que simplifiquem o seu dia a dia. “Tudo isso torna a agricultura uma atividade cada vez mais produtiva, rentável e sustentável”, observa Lígia.

Ela  acrescenta ainda que “as soluções de agricultura de precisão da Trimble possuem um diferencial por serem altamente intuitivas, confiáveis e robustas, o que evita imprevistos na operação”. No estande da Trimble na Agrishow, os visitantes poderão conferir o funcionamento dessas tecnologias em espaços dedicados exclusivamente para elas.

Aplicação seletiva

Além da dispersão adequada de sementes, outro fator que influencia não só na produtividade, mas na rentabilidade do produtor é o uso adequado dos herbicidas para o controle de plantas indesejadas. Responsável por cerca de 30% dos custos de produção, esses produtos podem abocanhar parte do lucro dos produtores. “Podemos ter uma safra altamente produtiva e homogênea reduzindo em até 95% o uso  desses produtos com o WeedSeeker® 2, um sistema de aplicação seletiva que possibilita o uso somente na planta indesejada”, explica o diretor comercial da Trimble para a América Latina, José Carlos Bueno.

Os produtores  que irão à Agrishow poderão ver  o sistema de aplicação seletiva WeedSeeker® 2 em funcionamento. Ele é equipado com um sensor óptico avançado, com luz vermelha e infravermelha e potência de processamento. O sistema detecta e aplica herbicidas  nas ervas daninhas de forma individual, promovendo redução do uso de insumos inversamente proporcional à infestação do campo aplicado, chegando a uma economia de até 95% em herbicidas.

 Esta tecnologia se adapta a todos os tipos de pulverizadores do mercado, sem que haja a necessidade de investimento em um novo equipamento. Durante o evento, os visitantes poderão tirar dúvidas não só sobre o sistema, mas sobre toda a gama de produtos que compõem as soluções de agricultura de precisão da Trimble.

 Conheça mais sobre algumas das soluções que estarão expostas no estande da marca:

  Trimble® GFX-350 é o mais novo monitor de orientação da Trimble. Esta solução rentável oferece grande funcionalidade e um processo de instalação simplificado, fornecendo acesso a direção automática e controle de aplicação para todas as fazendas. Este sistema é recomendado para os diversos tipos de culturas e propriedades.

 WeedSeeker® 2 é o sistema de pulverização seletiva da Trimble, é capaz de gerar economia de até 95% em herbicidas. Usando óptica avançada e potência de processamento, o sistema detecta e aplica defensivos somente nas ervas daninhas, reduzindo assim a utilização de herbicidas.

 O Trimble RTX é o melhor sistema de correção de sinal de alta precisão do mercado. O sinal de correção do CenterPoint RTX é o único com repetibilidade comprovada e é mais estável e robusto para os momentos de cintilação, em comparação a qualquer outra solução do mercado.

 O Receptor NAV- 900 trabalha com mais constelações e, por isso, o sinal de GNSS (sistema de navegação por satélite semelhante ao GPS) tem um tempo de convergência muito menor e um desempenho mais robusto com maior precisão.

A Agrishow acontece de 25 a 29 de abril em Ribeirão Preto (SP). O estande da Trimble está localizado na Rua de Agricultura de Precisão A8C .

Publicidade