Publicado em 22/04/2022 10h00

Fungo induz crescimento anormal do cacaueiro

“Ocorre pouca colonização dos tecidos".
Por: Leonardo Gottems

Um estudo realizado pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) Universidade de São Paulo (USP) identificou o mecanismo de ação do fungo Moniliophthora perniciosa, que provoca nos cacaueiros a doença conhecida como vassoura-de-bruxa no cacaueiro. Ele induz a um crescimento anormal da planta.

“Em trabalho anterior, o grupo já havia mostrado que o fungo sintetiza o hormônio citocinina, que altera o equilíbrio hormonal da planta e leva ao crescimento excessivo dos tecidos infectados, competindo com a produção dos frutos e o crescimento das raízes, exaurindo a planta por meio de um mecanismo semelhante ao do câncer. Agora, o grupo descobriu que o processo de infecção ocorre em duas etapas. Na primeira o fungo libera citocinina, que faz o cacaueiro produzir seu alimento favorito, a lignina, que ele consome na segunda”, disse o Jornal da USP.

De acordo com o engenheiro agrônomo Antônio Figueira, professor do Cena e coordenador da pesquisa, sse fungo apresenta uma fase biotrófica muito mais extensa do que o normal, que se prolonga por cerca de 30 a 45 dias. “Ocorre pouca colonização dos tecidos. Por isso, é difícil observar por microscopia essas hifas dos fungos na planta infectada. Por outro lado, o tecido do hospedeiro apresenta os sintomas espetaculares da doença: superbrotação e engrossamento dos ramos. Ou seja, apesar de estar em baixa densidade no tecido, o fungo causa sintomas marcantes”, diz.

“Na fase posterior da doença, ocorre a morte do tecido. E, então sim, os micélios penetram nas células e crescem bastante. Esse micélio é morfologicamente distinto, delgado e linear, e coloniza todo o tecido morto. Nessa fase, inicia-se, após um período, a produção dos cogumelos”, informa Figueira.