Publicado em 21/04/2022 07h03

Guerra acabou impactando mercado do girassol

Tanto a Rússia quanto a Ucrânia são os fornecedores dominantes de farelo de girassol e óleo de girassol.
Por: Leonardo Gottems

A invasão de um dos dois maiores produtores mundiais de óleo de girassol pelo outro fez disparar os preços das oleaginosas, em um mercado já apertado. A invasão da Ucrânia pela Rússia fechou portos, encerrou os movimentos de navegação e provavelmente terá um efeito profundamente adverso nas colheitas futuras.

O Conselho Internacional de Grãos (IGC) explicou a importância dos dois países para o mercado de sementes de girassol e, em particular, farinha e óleo de girassol, em seu relatório de mercado de grãos de 17 de março.

“Apesar de serem importantes exportadores de sementes de girassol, tanto a Rússia quanto a Ucrânia são os fornecedores dominantes de farelo de girassol e óleo de girassol para o mercado internacional, sua participação agregada nos volumes negociados em média cerca de 80% nos últimos cinco anos”, a organização sediada em Londres disse. “Como consequência, o conflito no Mar Negro teve e continuará a ter ramificações significativas para os fluxos globais de remessas no futuro próximo, com volumes em 2021-22 e além esperados para serem significativamente restritos”.

“Tomando o óleo de girassol como exemplo, os preços de exportação para embarque da Ucrânia subiram inicialmente no final de fevereiro e nos primeiros dias de março, devido a crescentes preocupações sobre o impacto dos eventos do Mar Negro nas disponibilidades do mercado mundial. Dada a interrupção dos fluxos comerciais e com as exportações agora regidas por um sistema de licença de exportação até o final de 2022, os preços fob não são mais cotados livremente. No entanto, o impacto pode ser obtido através de tendências recentes em valores em origens relativamente menores, as ofertas argentinas (Up River) subindo para um recorde de cerca de US $ 2.400 fob, um aumento de cerca de 70% em apenas um único mês”.