Publicado em 19/04/2022 11h33

Guerra intensifica crise de fertilizantes na África

Com isso o preço dos alimentos cresce.
Por: Leonardo Gottems

Os preços mais altos de dois fertilizantes estão tornando o suprimento global de alimentos mais caro e menos abundante, pois os agricultores economizam nutrientes para suas plantações e obtêm rendimentos mais baixos. Assim que os compradores de supermercados nos países ricos sentirem as ondas, a escassez de alimentos afetará mais famílias nos países mais pobres. Dificilmente poderia vir em pior momento: a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação disse na semana passada que seu índice global de preços de alimentos para março foi o mais alto desde o início em 1990.

A escassez de fertilizantes ameaça restringir ainda mais a oferta de alimentos em todo o mundo e foi sobrecarregada por carregamentos ininterruptos de grãos cruciais da Ucrânia e da Rússia. A perda de suprimentos acessíveis de trigo, cevada e outros grãos aumenta a perspectiva de escassez de alimentos e instabilidade política no Oriente Médio, África e alguns países asiáticos, onde milhares dependem de pão subsidiado e macarrão barato.

"Os preços de seus dois alimentos vão disparar porque os agricultores terão que lucrar, então o que acontecerá com os consumidores?" disse Uche Anyanwu, especialista em agricultura da Universidade da Nigéria. O grupo de ajuda Action Aid alerta que as famílias em Chifre da África estão sendo empurradas "para a beira da sobrevivência".

A ONU diz que a Rússia é o exportador número 1 do mundo de fertilizantes nitrogenados e o número 2 em fertilizantes de fósforo e potássio. Seu aliado Bielorrússia, que também enfrenta sanções ocidentais, é outro grande produtor de fertilizantes. Muitos países em desenvolvimento, incluindo Mongólia, Honduras, Camarões, Gana, Senegal, México e Guatemala, dependem da Rússia para pelo menos um quinto de suas importações.