Publicado em 13/04/2022 21h23

Gripe aviária atinge 25 milhões de aves nos EUA

Enquanto isso o país tenta rever embargos.
Por: Leonardo Gottems

O USDA confirmou o HPAI em sete fazendas adicionais com 337.348 perus, elevando o total dos EUA para pouco menos de 25 milhões de aves, principalmente galinhas e perus, desde que a doença viral apareceu entre os rebanhos domésticos no início de fevereiro. O Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal listou surtos em 74 fazendas de perus, com perdas de 3,6 milhões de perus.

Os Estados Unidos produziram 214 milhões de perus no ano passado. Minnesota foi o estado líder, levantando 40,5 milhões deles. As fazendas de peru foram responsáveis por 43% dos 170 surtos entre os rebanhos comerciais e de quintal. O HPAI foi identificado em apenas nove fazendas de ovos, mas 16,8 milhões de galinhas poedeiras morreram de gripe aviária de “caminho alto”.

O Conselho Estadual de Saúde Animal de Indiana disse que o HPAI foi encontrado na terça-feira em uma segunda fazenda de patos no condado de Elkhart, com cerca de 6.000 patos nas instalações. Uma fazenda do condado de Elkhart com 4.724 patos foi atingida no fim de semana por HPAI. Mais de 50 milhões de aves morreram em uma epidemia de HPAI em 2014 e 2015, incluindo 12% do rebanho de galinhas poedeiras dos EUA.

Enquanto isso, representantes da indústria avícola dos EUA estiveram em Havana na semana passada para solicitar ao governo cubano que afrouxe as proibições ao frango dos EUA em decorrência dos surtos de gripe aviária nos principais estados produtores. O presidente do Conselho de Exportação de Aves e Ovos dos EUA (USAPEEC, na sigla em inglês), Jim Sumner, e o Conselheiro de Políticas Comerciais Veterinárias, John Clifford, passaram longas horas durante vários dias com autoridades cubanas, defendendo que os embargos sejam aplicados ao nível de condado, informou o avisite.com.br.