Publicado em 11/04/2022 11h20

Reprodução seletiva pode diminuir emissões de metano

"A produção de metano representa um desperdício de energia alimenta".
Por: Leonardo Gottems

Uma equipe internacional de cientistas liderada pela Universidade de Aberdeen está explorando a possibilidade de reprodução seletiva para produzir gado que emite consistentemente menos metano. A opção está sendo investigada como parte do projeto RuminOmics, financiado pela UE, de 7,7 milhões de euros  , que visa aumentar a eficiência da criação de animais ruminantes, como vacas, ao mesmo tempo em que reduz a pegada ambiental associada.

Os ruminantes produzem metano, um gás de efeito estufa com potencial de aquecimento global 25 vezes maior que o dióxido de carbono. O metano é formado no intestino durante a digestão de alimentos fibrosos e é liberado principalmente na atmosfera quando a vaca arrota. Resultados preliminares do projeto RuminOmics de quatro anos, que inclui cientistas do Reino Unido, França, Itália, Finlândia, Holanda, República Tcheca e Suécia, com consultores internacionais do Canadá e da Austrália, reforçam a ideia. a genética pode influenciar o nível de metano que produz.

O professor John Wallace, que pesquisa o metabolismo microbiano no intestino do homem e ruminantes no Rowett Institute for Nutrition and Health, University of Aberdeen, lidera o estudo. Ele disse: “A produção de metano representa um desperdício de energia alimentar, que varia entre dois e dez por cento da energia total consumida por um animal. A produção de metano é importante para criadores de gado e ovelhas porque se você puder reduzir a quantidade de metano produzida, haverá benefícios para o meio ambiente, produção e lucratividade”.

A equipe da RuminOmics vem investigando a produção de metano e a eficiência alimentar entre animais individuais e o efeito de diferentes rações. Em gado leiteiro, eles mostraram que a produção de metano é bastante variável, particularmente entre animais individuais. Já se sabe que a dieta pode afetar a produção de metano. O professor Wallace disse: "Atualmente, a maioria das dietas que foram formuladas para reduzir os custos de metano adicionam custos ou aumentam as perdas de outros nutrientes".

Publicidade