Publicado em 10/04/2022 20h59

Nova microalga pode melhorar plant-based

Nova cepa pode gerar produtos com um sabor melhor.
Por: Eliza Maliszewski | Agrolink

Uma nova cepa de microalgas de alta proteína desenvolvida por pesquisadores foi agora ampliada pelo produtor português de microalgas Allmicroalgae Natural Products como parte do projeto ProFuture, financiado pela UE. A nova cepa Chlorella pode ser usada para fazer produtos alimentares veganos que não são apenas mais nutritivos, mas também têm um sabor melhor.

A visão da ProFuture é criar tecnologias de produção de microalgas econômicas e ambientalmente responsáveis ??que possam fornecer alimentos e rações sustentáveis ??e nutritivos, ricos em proteínas. Com seu alto valor nutricional e menor pegada de carbono, as microalgas são um dos candidatos mais promissores para atender às necessidades alimentares da população mundial em rápido crescimento.

Conforme relatado em uma notícia publicada no site Nutrition Insight, os atuais alimentos à base de microalgas no mercado "muitas vezes têm um sabor 'gramado', cor verde intensa e odor de peixe" que muitos consumidores consideram desagradáveis. A nova cepa Chlorella oferece benefícios para a saúde, tem um teor de proteína mais alto e, mais importante, do ponto de vista do consumidor, não dá aos produtos alimentícios aquele sabor desagradável.

Uma das organizações envolvidas no desenvolvimento da nova variedade é a GreenCoLab, parceira do projeto ProFuture, com sede em Portugal. A Allmicroalgae Natural Products, outro parceiro do projeto, ampliou a produção da cepa em suas instalações. A nova Chlorella foi posteriormente enviada para o coordenador ProFuture Instituto de Pesquisa e Tecnologia Agroalimentar (IRTA) na Espanha, bem como para os parceiros do projeto Flanders Research Institute for Agriculture, Fisheries and Food (ILVO) na Bélgica e o Instituto Alemão de Tecnologias Alimentares ( DIL).

De acordo com a notícia, a ILVO é responsável por determinar como o novo ingrediente se comportará em aplicações alimentícias. Quando esses resultados forem divulgados, a IRTA e a DIL farão parceria com produtores de alimentos "para otimizar formulações saudáveis ??e saborosas usando a Chlorella em nível de laboratório". O objetivo é desenvolver produtos alimentares veganos como enchidos, snacks, sopas, cremes vegetais, bebidas desportivas, pães e massas com melhor valor nutricional e propriedades organolépticas.

Chegando no novo Chlorella

Para chegar à nova cepa de Chlorella, os pesquisadores usaram a mutagênese aleatória – uma ferramenta poderosa para induzir mutações, usada para gerar proteínas, enzimas e até genomas inteiros com propriedades aprimoradas. Por meio desse processo, a equipe de pesquisa primeiro isolou duas cepas de Chlorella, C3 e GL3.

"Embora as células C3 apresentem maiores teores de proteína, GL3 apresentou teores vestigiais de clorofila, menores níveis de carotenóides e maiores teores de proteínas do que o tipo selvagem, juntamente com um perfil de aminoácidos significativamente diferente", relata a notícia. Além disso, o ácido glutâmico —um aminoácido usado para formar proteínas—"estava presente em quantidades semelhantes à soja e espirulina, o que não foi observado em outras cepas de Chlorella. sugerindo' que pode se tornar uma fonte relevante de proteína, sendo adequada para produção em larga escala." Também foi realizada uma análise de segurança para metais pesados, potenciais alérgenos, estabilidade microbiológica, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, acrilamida e testes de citotoxicidade e potencial resíduo de pesticidas.

Os alimentos elaborados com a nova cepa Chlorella serão totalmente caracterizados do ponto de vista bioquímico, tecnológico e sensorial. As melhores formulações serão então ampliadas pelos produtores de alimentos e usadas para avaliar a aceitação do mercado. O projeto de quatro anos ProFuture (Ingredientes de proteína de microalgas para os alimentos e rações do futuro) termina em setembro de 2023.

Publicidade