Publicado em 07/04/2022 11h01

Argentina exportou 11% mais produtos orgânicos

Os EUA são o principal comprador. Foram exportadas 143 mil toneladas.
Por: Eliza Maliszewski | Agrolink

O relatório anual sobre a situação da produção orgânica na Argentina mostra um avanço nos produtos orgânicos ou biológicos em 2021. No ano passado 98% da produção certificada (143 mil toneladas) foi destinada à exportação, que cresceu 11% em relação a 2020. Outro destaques é que o principal mercado comprador são os Estados Unidos, com 45% do volume exportado. Depois vem a União Européia com 38%.

Entre os produtos de origem vegetal, as exportações de cana-de-açúcar, pêra, soja, vinho, maçã, purê de pêra, trigo, mirtilo e alho são as mais importantes em volume. Entre as exportações de produtos de origem animal, destacaram-se os de origem ovina.

Enquanto a área sob certificação é de 3,9 milhões de hectares, distribuídos em 1.336 estabelecimentos agropecuários, a área orgânica colhida em 2021 aumentou 14% e atingiu 96.476 hectares, mantendo a tendência de crescimento dos últimos 10 anos. Em 1998, por exemplo, eram pouco mais de 21.739 hectares.

Por fim, o relatório destaca que na atividade pecuária há um crescimento incipiente da pecuária leiteira e avícola. "A produção orgânica certificada segue consolidando seu crescimento e além das oportunidades de negócios que representa, marca uma tendência de preferência do consumidor por alimentos que garante a diferenciação do campo à mesa. Do Senasa acompanhamos essa consolidação e trabalhamos para sustentar as projeções de melhorias que ano após ano são esperadas para essa produção", destacou Alejandro Fernández, diretor nacional de Segurança e Qualidade Agroalimentar do Senasa.

Publicidade