Publicado em 06/04/2022 19h02

Futuros de grãos caem nos EUA

Espera-se que a Ucrânia exporte cerca de 20 milhões de toneladas métricas de trigo.
Por: Leonardo Gottems

Os futuros de trigo caíram nas negociações durante a noite devido às perspectivas para as exportações da Ucrânia e como os investidores que estavam comprados no mercado vendem contratos e liquidam suas posições. A Associação Ucraniana de Grãos, ou UGA, disse em comunicado que o governo deve suspender quaisquer restrições à exportação de trigo e que os embarques devem recomeçar em meio aos altos estoques domésticos.

O governo suspendeu as restrições aos embarques de milho e óleo de girassol no final de março, mas as restrições aos embarques de trigo permanecem. A associação disse que há cerca de 12 milhões de toneladas de trigo armazenadas na Ucrânia. O consumo doméstico está previsto em cerca de 1,5 milhão de toneladas, disse a UGA.

Espera-se que a Ucrânia exporte cerca de 20 milhões de toneladas métricas de trigo no ano comercial de 2021-2022, informou o Departamento de Agricultura dos EUA em um relatório mensal em março. Isso está abaixo de uma previsão anterior de 24 milhões de toneladas. A produção no país foi fixada pelo USDA em 33 milhões de toneladas, mas a APK-Inform, uma agência de consultoria de agronegócios da Commonwealth of Independent States, disse que espera que a produção caia mais da metade para cerca de 15 milhões de toneladas.

Os preços também podem estar caindo esta manhã, já que os investidores vendem contratos e obtêm lucros. Os futuros de trigo, mesmo após a queda da noite para o dia, ainda estão bem acima da marca de US$ 10 depois de mergulhar nesta semana. Preocupações com os ataques contínuos da Rússia à Ucrânia e como os embarques de grãos de ambos os países serão afetados estão sustentando os preços.