Publicado em 19/02/2015 08h12

Sem crise hídrica, safra de arroz no TO sobe 6,2%

Produtores de arroz dos municípios de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Duerê e Pium, localizados na região centro-oeste do Tocantins, já iniciaram a colheita do grão.
Por: Brasil 247

arrozsem

Segundo expectativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), esses municípios devem colher 490 mil toneladas nesta safra. No Tocantins, a produção de arroz pode chegar a 577 mil toneladas, um aumento de 6,2% em relação à safra passada segundo a Conab. 

A área total plantada com arroz no Tocantins é de 117 mil hectares, sendo 83 mil hectares utilizando o sistema de plantio irrigado. O Estado é o 4º maior produtor do Brasil, ficando atrás do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso. Além do consumo interno, o Estado também exporta para vizinhos na região Norte, Centro Oeste e Nordeste. A colheita de arroz no Tocantins deve ser finalizada em abril. 

O canal de água no meio do plantio é o sistema de irrigação por inundação, tecnologia aplicada nas áreas das várzeas, na região oeste do Estado, incluindo os municípios citados. De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seagro), Genebaldo Queiroz, o uso dessa tecnologia, somado ao clima do Tocantins, com temperaturas elevadas, que tem proporcionado o alto índice de produtividade, superando a de outros estados, como o Maranhão, apesar de ter uma área de cultivo menor que a desse Estado. 

Para Queiroz, outra facilidade para os produtores tocantinenses é a logística implantada no Estado que tem atraído grandes empresas de beneficiamento, proporcionando segurança aos produtores na hora da comercialização. 

No Estado, os altos índices de chuva estão provocando uma demora na colheita e, com isso, os custos da produção tendem a aumentar. Para o produtor José Luiz Venâncio Correia, a palavra-chave para ter rentabilidade é diminuir os gastos com a produção. “É preciso estar bem orientado pelos técnicos e ter um controle nos custos de produção”, avalia. (Com informações da Seagro) 

Publicidade