Publicado em 06/04/2022 08h00

O discurso anti-OGM está perdendo força

O estudo analisou o número e o tom de mais de 100.000 artigos impressos e online.
Por: Leonardo Gottems

A conversa sobre organismos geneticamente modificados (OGMs ou transgênicos) está se tornando mais positiva, de acordo com um novoCornell Alliance for Science Researchque analisa as tendências de mídia tradicional e social em biotecnologia. O estudo revisado por pares, publicado na revista acadêmica de acesso aberto GM Crops & Food , constata uma queda significativa na importância do tema OGMs ou OGMs entre 2018 e 2020, sugerindo uma conversa mais favorável e menos polarizada ao redor do mundo.

"Isso parece uma boa notícia cautelosa para a ciência", diz o autor do estudo Mark Lynas, líder de pesquisa da Alliance for Science (AfS). “Dado o consenso científico global sobre a segurança e a utilidade da modificação genética, isso sugere que a desinformação sobre os OGMs está perdendo seu poder de persuasão, mesmo nas mídias sociais”.

“Os dados do artigo mostram uma mudança real em direção a conversas e sentimentos positivos em relação aos OGMs”, acrescenta a coautora Joan Conrow, editora-chefe do AfS. " Isso sugere que as pessoas estão se tornando mais receptivas às tecnologias que podem desempenhar um papel na redução dos impactos ambientais da agricultura, especialmente no que se refere às mudanças climáticas ".

O estudo analisou o número e o tom de mais de 100.000 artigos impressos e online publicados em inglês nos principais meios de comunicação entre 2018 e 2020, bem como 1,7 milhão de interações nas redes sociais. Descobriu-se que o tom geral da conversa sobre OGM foi surpreendentemente positivo, com média de 73% favorável se os relatórios neutros e positivos forem combinados, e parece ter se tornado ainda mais favorável durante o período estudado.

Publicidade