Publicado em 05/04/2022 17h05

Guerra na Ucrânia reduz perspectivas de agricultores dos EUA

“A preocupação com o impacto da guerra nos preços de insumos e na disponibilidade de insumos em suas operações agrícolas foi primordial".
Por: Leonardo Gottems

O sentimento dos agricultores dos EUA em março atingiu a leitura mais baixa desde maio de 2020 durante os primeiros dias da pandemia, em grande parte devido a preocupações com o aumento dos custos de insumos causados pela guerra na Ucrânia, de acordo com a Purdue University/CME Group Barômetro Ag Economia.

O barômetro caiu para uma leitura de 113 em março, queda de 12 pontos em relação a fevereiro e 36% abaixo de março de 2021. O Barômetro Ag Economy é calculado a cada mês a partir das respostas de 400 produtores agrícolas dos EUA a uma pesquisa por telefone. A pesquisa deste mês foi realizada entre os dias 14 e 18 de março.

“A preocupação com o impacto da guerra nos preços de insumos e na disponibilidade de insumos em suas operações agrícolas foi primordial nas mentes dos produtores que responderam à pesquisa de março e foi um fator importante no declínio do sentimento neste mês”, disse James Mintert, investigador principal do barômetro e diretor do Centro de Agricultura Comercial da Purdue University.

 O Índice de Condições Atuais caiu 19 pontos para 113, uma queda de 44% em relação a março de 2021, e o Índice de Expectativas Futuras caiu 9 pontos para 113, uma queda de 31% em relação ao mesmo período do ano passado.

 A pesquisa de março ofereceu a primeira oportunidade de perguntar aos produtores como eles esperam que a guerra na Ucrânia afete a agricultura dos EUA. Os produtores disseram que esperam que os preços dos insumos sejam os mais afetados (63% dos entrevistados), seguidos pelos preços das safras (33% dos entrevistados) e dos preços do gado (3% dos entrevistados).