Publicado em 04/04/2022 11h43

Polímero de hidrogel melhora propriedades do solo

Eles investigaram o potencial de economia de água de um polímero de hidrogel absorvente.
Por: Leonardo Gottems

As regiões áridas do mundo sempre tiveram problemas para cultivar, mas as mudanças climáticas e a seca, juntamente com ventos mais fortes, podem levar a uma maior taxa de erosão do solo, agravando o problema. Um trabalho no  International Journal of Agricultural Resources, Governance and Ecology  analisa como os problemas enfrentados pela horticultura podem ser abordados com o uso de tecnologia inovadora.

Alevtina Danilova, Andrey Vinokurov e Elena Isakova do Jardim Botânico de Altai, parte da Academia de Ciências do Cazaquistão em Leninogorsk, e Naziya Suleimenova e Yerzhan Abildaev da Universidade Nacional de Agricultura do Cazaquistão em Almat, Cazaquistão, se concentraram em um grupo de árvores frutíferas e outras árvores e arbustos que crescem no árido sudeste e leste do Cazaquistão.  

Eles investigaram o potencial de economia de água de um polímero de hidrogel absorvente "AQUASORB", que pode melhorar as propriedades agrofísicas do solo. Aquasorb é uma poliacrilamida que pode absorver 400 vezes o seu próprio peso em água. O material solúvel tem sido usado em outros lugares para flocular o solo irrigado, o que melhora a penetração da água, a aeração do solo e reduz a erosão do solo.

Em seus experimentos, com locais de cultivo de teste, a equipe descobriu que o uso de grânulos desse polímero em até apenas 2 quilos por metro cúbico de solo, aumenta as reservas totais e produtivas de umidade no solo. Isso, por sua vez, leva a um aumento significativo (11%) na capacidade de retenção das folhas de árvores e arbustos.  

As espécies avaliadas incluíram Thuja occidentalis (cedro branco), Berberis iliensis (bérberis), Crataegus oxyacantha (espinheiro), Padus virginiana (cereja), Ribes (groselha), Malus (maçã), Picea obovata (abeto siberiano), Betula pendula (prata). bétula) e Acer platanoides (ácer da Noruega). Essa maior capacidade de retenção, explica a equipe, aumenta seu potencial para lidar com períodos de seca.