Publicado em 18/02/2015 17h31

Abate de bovino tem retração de 8,86% em janeiro no MS

O abate de bovinos em Mato grosso do Sul teve uma queda, em janeiro, de 8,86% nos frigoríficos do Estado, em comparação ao mesmo período do ano passado. A queda foi de 349 mil cabeças para 318 mil. O levantamento foi realizado pela Famasul, com base em dados do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal, da Superintendência Federal de Agricultura.
Por: MS Notícias

abate

De acordo com os dados, foram abatidos nos frigoríficos no primeiro mês deste ano 53,77%, o que representa 171 mil animais machos e 46,22% que são 147 mil fêmeas.

De acordo com informativo Casa Rural, é destacado que no mercado interno os preços da arroba do boi e da vaca apresentaram discretas desvalorizações entre 5 de janeiro e 10 de fevereiro, com a arroba do boi sendo cotada ao fim desse período a R$ 136,57, queda de 0,27% e a da vaca a R$ 127,54, retração de 0,54%.

Ainda conforme o informativo, em janeiro a tendência é explicada pela leve retração da demanda, ocasionada pelas novas medidas econômicas e também pela redução já tradicional do consumo que ocorre no início do ano.

Também é considerado aspecto, a desvalorização, que mesmo com informações de oferta satisfatória para cobrir a escala média de 7 dias, foi amenizada pelos produtores que tentaram resistir as pressões dos frigoríficos para manter os preços nos patamares elevados.

Neste contexto, o informativo aponta que o mês de fevereiro começou com relatos de oferta restrita de animais para o abate, principalmente fêmeas, e que esse fato contribuiu para que a tendência durante este período continue de equilíbrio entre oferta e demanda.