Publicado em 15/03/2022 10h51

Espanha compra milho para ração da Argentina

A Espanha, grande compradora de milho para ração da Ucrânia, vinha pressionando a Comissão Europeia.
Por: Leonardo Gottems

Enquanto os principais importadores de grãos da Europa e da África lutam para preencher as lacunas na cadeia de suprimentos causadas pela invasão da Ucrânia pela Rússia, a Espanha anunciou em 14 de março que aprovaria compras emergenciais de milho da Argentina para ração animal, informou a Reuters.

A Espanha, grande compradora de milho para ração da Ucrânia, vinha pressionando a Comissão Europeia a renunciar aos controles de importação, já que outras nações que dependem da Ucrânia começaram a comprar milho de outros mercados. A Argentina é o segundo maior exportador de milho do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Em 11 de março, o comitê relevante da Comissão Europeia autorizou os Estados membros a suspender algumas restrições técnicas ligadas ao limite máximo de resíduos de pesticidas existente para ração animal com "garantia total e segurança do comércio agroalimentar", disse Luis Planas, ministro da Agricultura. da Espanha.

 “Hoje (14 de março) nos reuniremos com o setor de importação e esperamos nas próximas horas emitir uma resolução que nos permita superar esse obstáculo técnico”, disse. Planas acrescentou que não há obstáculos para permitir também a importação de milho para ração animal dos Estados Unidos.

Além disso, o governo da Argentina anunciou em 13 de março que suspendeu o registro das vendas de exportação de óleo de soja e farelo de soja, segundo reportagem da Reuters. A Argentina, o maior exportador mundial dos dois subprodutos da soja, deverá responder por 48% das exportações de óleo de soja e 41% das exportações de farelo de soja no ano comercial 2021-22, de acordo com o Serviço Agrícola Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos EUA.