Publicado em 07/03/2022 20h35

Como as plantas fazem raízes aéreas?

As plantas formam raízes a partir de pequenos órgãos chamados meristemas.
Por: Leonardo Gottems

As raízes são normalmente associadas a coisas que não vivem apenas sub, no escuro e no escuro. Pensei em nabos, rabanetes e batatas-doces-doces. No entanto, muitas plantas fazem suas raízes em cima dela sozinhas. Hera usa suas raízes para escalar prédios e o poderoso ficus a usa para sustentar seus grandes galhos. Ou o que faz com que as plantas formem raízes não no “lugar errado”, da mesma forma? Seria como nós humanos crescemos as pernas de nossos ombros.

Em um estudo publicado esta semana na revista  Science, o professor Idan Efroni e sua equipe da Universidade Hebraica de Jerusalém (HU) encontraram o mecanismo oculto que permite a ocorrência de raízes aéreas. Ao quebrar o caule em células individuais, a equipe identificou as células extremamente raras que, quando as condições estão maduras, fazem com que as raízes cresçam no ar.

“Superficialmente, eles se assemelham a outras células vegetais, e é por isso que eles escaparam da detecção por tanto tempo”, explicou Efroni. “Usamos novas técnicas para examinar de perto milhares de células, uma a uma. Sabíamos que, encontrando as células que podem criar raízes, poderíamos procurar o 'interruptor' que as liga."

As plantas formam raízes a partir de pequenos órgãos chamados meristemas. Ao examinar de perto essas células únicas, a Dra. Naama Gil-Yarom, pesquisadora associada do laboratório da HU, conseguiu capturá-las no ato de fazer um meristema e identificar os genes que estão ativos no ponto de transição. Um gene em particular se destacou, e quando o HU Ph.D. O aluno Moutasem Omary usou o CRISPR para remover esse gene, as plantas perderam a capacidade de fazer raízes aéreas.