Publicado em 03/03/2022 18h39

China garante estabilidade no fornecimento de fertilizantes

Problemas com fornecimento russo, que responde por 20% dos fertilizantes de potássio do mundo.
Por: Leonardo Gottems

O governo chinês garantiu o funcionamento estável das principais empresas envolvidas no negócio de materiais agrícolas e fertilizantes, segundo o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China. “A China vai estimular o setor industrial e garantir operação estável no primeiro trimestre deste ano. O Ministério está implementando uma série de políticas e medidas para garantir o crescimento sustentável do setor industrial e ajudará a remover gargalos nas cadeias de suprimentos de alguns produtos-chave”, disse Xiao Yaqing, Ministro do MIIT.

As exportações russas respondem por 20% dos fertilizantes de potássio do mundo. As exportações da Rússia e da Bielorrússia juntas cobrem 40% do mercado mundial de fertilizantes à base de potássio. Os fertilizantes à base de potássio são exportados principalmente para o Brasil, Estados Unidos e China. Os três principais portos russos de exportação de potássio não estão localizados na atual zona de conflito, portanto, isso não afetará o transporte de forma alguma.

No entanto, dadas as sanções econômicas impostas por alguns países europeus e pelos Estados Unidos contra a Rússia, não pode ser descartada a possibilidade de que os Estados Unidos e países europeus possam impor um embargo aos fertilizantes químicos russos no futuro. Qualquer oportunidade desse tipo pode aumentar o custo de envio de fertilizantes químicos, dizem observadores do mercado.

Em novembro, o valor das exportações russas de potássio atingiu 486 milhões de dólares. Entre novembro de 2020 e novembro de 2021, as exportações de potássio da Rússia aumentaram 250%, ou US$ 347 milhões. Enquanto isso, a Associação de Fabricantes de Fertilizantes Fosfatados da China emitiu um comunicado na semana passada pedindo às empresas chinesas que prestem atenção aos desenvolvimentos e políticas internacionais para evitar riscos potenciais.