Publicado em 28/02/2022 17h54

Egito busca alternativas ao trigo da Rússia e da Ucrânia

O Egito importou 6,1 milhões de toneladas de trigo em 2021.
Por: Leonardo Gottems

O Egito emitiu uma licitação de trigo para importar trigo de 13 a 26 de abril, enquanto trabalha em um plano de importação de fora da Rússia e da Ucrânia, informou o Arab News. Ele cancelou outra licitação em 24 de fevereiro depois de receber apenas uma oferta. Uma proposta deve ter mais de uma oferta para se tornar válida.

Um porta-voz do governo disse que o país está procurando fontes alternativas de trigo e tem um estoque estratégico de 5 milhões de toneladas de trigo. Abastecerá o país com trigo por nove meses. “O Egito está trabalhando em um plano para importar trigo de outras fontes em vez da Rússia e da Ucrânia, já que o Egito tem 14 países aprovados para o fornecimento de trigo, alguns dos quais estão fora da Europa”, disse Nader Saad, porta-voz do governo, ao Arab News.

O Egito importou 6,1 milhões de toneladas de trigo em 2021. A Rússia e a Ucrânia são dois dos maiores exportadores de trigo para o Egito. Em 2021, a Rússia enviou 4,2 milhões de toneladas de trigo, no valor de US$ 1,2 bilhão, para o Egito, representando 69,4% do total de importações de trigo egípcio. As importações da Ucrânia totalizaram 651.400 toneladas, no valor de US$ 649,4 milhões, representando 10,7% do total das importações.

No ano passado, a agência de grãos do Egito, conhecida como Gasc, comprou 420 mil toneladas de trigo de vários países. Foram adquiridas 60 mil toneladas de trigo ucraniano, 60 mil toneladas do grão da Rússia e 60 mil toneladas da Romênia, os carregamentos têm entrega prevista entre 5 e 15 de março, de acordo com o Money Times.