Publicado em 13/02/2015 11h42

Produtividade de tomateiros é avaliada em Santa Maria no RS

Comprovar a eficiência de bioprodutos na agricultura, que sejam ambientalmente seguros e de baixo custo, e estimular o uso desses insumos biologicamente ativos entre pequenos e grandes produtores. Esse é o foco principal dos trabalhos de campo e semicampo que estão sendo desenvolvidos na Fepagro Florestas, em Santa Maria, pelos pesquisadores Gerusa Steffen, Cleber Saldanha, Rosana de Moraes e Joseila Maldaner.
Por: Fepagro

tomateiro

Segundo Joseila, a produtividade de diferentes variedades de tomateiro está sendo estudada em três ensaios em casa de vegetação. "A ideia é avaliar respostas de produtividade à inoculação de fungos e bactérias promotoras de crescimento e respostas à adição de compostos orgânicos nos cultivos", explica.

A doutora em Fisiologia Vegetal  conta que, desde janeiro deste ano, também está sendo conduzido no campo um ensaio de milho. "A finalidade é avaliar a linhagem nativa de parasitoide de ovos (Trichogramma pretiosum) no controle de lagartas".

Projeto aprovado pelo CNPq
Além disso, estão iniciando as atividades do projeto aprovado no edital CNPq/Universal 2014, referente à busca de alternativas biológicas para o controle de capim annoni (Eragrostis plana Nees) em pré e pós-emergência no Bioma Pampa.

O objetivo da proposta, conforme Joseila, é desenvolver estudos a fim de compreender melhor a fisiologia do capim annoni e suas respostas às condições de estresse, além de buscar alternativas sustentáveis de manejo que contribuam para o processo de prevenção e controle da expansão desta espécie no bioma Pampa.

"Esperamos obter informações relevantes quanto à vulnerabilidade do capim annoni às condições adversas, bem como estabelecer métodos eficientes e ambientalmente seguros de controle, baseados no uso de extratos vegetais e óleos essenciais de plantas potencialmente bioherbicidas. Mais do que isso, as informações geradas por essa pesquisa poderão, até mesmo, servir de embasamento para a visionária linha de pesquisa em bioprodutos", acredita a pesquisadora.