Publicado em 22/02/2022 18h04

Jamaica investe em manejo biológico de pragas

Se não forem controladas, as pragas podem causar danos consideráveis.
Por: Leonardo Gottems

A Estação de Pesquisa Bodles em St. Catherine agora possui um novo Laboratório de Controle Biológico, que fortalecerá as medidas de controle de pragas da ilha, ao mesmo tempo em que ajudará a proteger o meio ambiente. A diretora principal de pesquisa interina da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Agricultura e Pesca, Michelle Sherwood, disse ao JIS News que o laboratório se concentrará no uso de agentes de controle biológico para matar pragas que podem prejudicar as plantas.

Se não forem controladas, as pragas podem causar danos consideráveis e perda de receita para o setor agrícola. O controle biológico envolve a introdução de um inimigo natural no ambiente de uma praga, como um parasita, predador ou organismo de doença. Caso o inimigo natural já esteja presente no ambiente, incentiva-se a multiplicação e a eficácia na redução do número de organismos pragas.

“Conhecemos o amigo do agricultor como a vespa, a joaninha e outros insetos. Com este laboratório, agora podemos aproveitar de nosso ambiente natural esses agentes de controle biológico, que agora podemos coletar para pesquisa. Agora temos um ambiente para poder multiplicá-los e liberá-los como mais uma ferramenta para os agricultores”, disse.

A Sra. Sherwood disse que os agentes de biocontrole também podem ter implicações positivas para o meio ambiente. “Os agricultores têm usado agrotóxicos, que são prejudiciais ao meio ambiente e prejudiciais à saúde. O uso de agentes de biocontrole é ecologicamente correto e também altamente eficaz… no manejo de pragas em nosso setor agrícola”, destacou.

Publicidade