Publicidade
Publicado em 17/02/2022 19h27

Circuito Nelore de Qualidade 2022 inicia com etapa internacional na Bolívia

Nos dias 21 e 22 de fevereiro, o maior campeonato de avaliação de carcaças bovinas do mundo chega pela primeira vez à Bolívia.
Por: Estadão Conteúdo

A abertura do Circuito Nelore de Qualidade 2022 será internacional. Nos dias 21 e 22 de fevereiro, o maior campeonato de avaliação de carcaças bovinas do mundo chega pela primeira vez à Bolívia. Cerca de 400 animais devem participar da etapa de Santa Cruz de La Sierra, organizada pela Associação Boliviana de Criadores de Zebu (ASOCEBU), pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e pelo frigorífico Fridosa.

“Para abrir o calendário 2022 estamos exportando essa iniciativa para a Bolívia, que também está investindo em genética Nelore de qualidade”, informa Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB. “Os ganaderos bolivianos são grandes parceiros e trabalham com muito afinco para a evolução da produção de carne Nelore de qualidade no país vizinho.”

“Essa parceria com a ACNB é muito importante para nós. O Nelore é a raça de bovinos de corte mais representativa na Bolívia. Por isso, mostrar para os ganaderos a qualidade de carcaça do Nelore boliviano é muito importante”, declara Fernando Baldomar, gerente da ASOCEBU. “Além disso, os técnicos da ACNB compartilharão conhecimento de grande valia para a associação e todos os criadores da Bolívia”, completa o gerente da entidade.

A etapa realizada em Santa Cruz de La Sierra faz parte do Circuito Nelore de Qualidade 2022, mas terá sua contabilização de resultados de forma independente das etapas no Brasil.

“Poder levar à Bolívia o que fazemos em prol dos criadores brasileiros é algo de muita importância para a valorização da raça Nelore. Com esta ação, estamos cooperando com o fortalecimento da raça na América do Sul, divulgando as práticas mais adequadas e contribuindo para o reconhecimento do Nelore como fornecedor de carne de qualidade, em quantidade”, finaliza Nabih.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Até o fim do ano, mais de 20 mil animais devem ser avaliados em cerca de 40 etapas. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.